quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Marina da Glória vai ser reformada para 2016

Em dois dias, o Brasil e o mundo vão saber se o Rio vai sediar as Olimpíadas de 2016. Se a cidade for escolhida, um dos locais onde devem acontecer as provas de velas será a Marina da Glória, que foi construída em 1979. O local deve passar por reforma para os jogos. O projeto prevê quase R$ 40 milhões de investimento. A capacidade do local seria aumentada para 10 mil pessoas e planeja-se ainda a construção de novos atracadouros. O iatismo levou muitas vezes o Brasil ao pódio. No local, há 16 medalhas só do iatismo. Um dos pontos fortes da Marina da Glória é a localização, perto do Centro, do Aeroporto Santos Dumont e das praias da Zona Sul.
(G1)

Novo IML será inaugurado no dia 5

O novo Instituto Médico-Legal (IML) ganha, mais uma vez, uma data de inauguração. Com mais de dois anos de atraso, a nova sede, em São Cristóvão, deve ser inaugurada segunda-feira. A solenidade está marcada para as 15h. “Até sexta-feira estará tudo pronto. Não faltará nada. Todos os serviços estarão disponíveis”, disse o o diretor de Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), delegado Marcus Neves. O prédio novo não terá todos os equipamentos previstos no projeto original. Alguns dos aparelhos só tiveram o fornecimento acertado na sexta-feira, em pregão vencido pela empresa Nova Analítica, e não há data para a entrega.
(O Dia Online)

Baixada na era digital de graça

Programa do governo estadual leva internet banda larga gratuita a 1,5 milhão de pessoas em Caxias, São João de Meriti, Mesquita, Belford Roxo, Nova Iguaçu e Nilópolis. Serviço está em fase de ajuste, mas foi testado e já funciona


Cerca de 1,5 milhão de moradores de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis já dispõem de internet banda larga sem fio e gratuita. Foi inaugurada ontem a primeira fase do Programa Baixada Digital, o maior na área de internet do mundo. A partir de investimentos de cerca de R$ 3 milhões, já é possível captar sinal nas cidades, usando apenas uma antena wireless para se conectar.


Às 15h, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, ligou o sinal da internet sem fio da Praça Roberto Silveira, no Centro de Duque de Caxias, e enviou um e-mail ao governador Sérgio Cabral, que está em Copenhague, na Dinamarca, acompanhando o processo de candidatura do Rio à sede dos Jogos Olímpicos de 2016.


O secretário também conversou em tempo real com o governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, usando o programa Skype. O serviço ainda ficará em fase de ajuste nos próximos 20 dias.


Alexandre Cardoso, um dos mais entusiasmados com a inauguração do projeto, disse que o Baixada Digital vai permitir que diferentes classes sociais se conectem com o planeta. “A internet sem fio é um projeto de revolução da Educação. Um computador ligado a ela é como uma escola dentro de cada casa”, afirmou. O projeto conta com a responsabilidade técnica da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Meta é atingir 2,7 milhões de pessoas

O objetivo final do projeto Baixada Digital é beneficiar, no total, cerca de 2,7 milhões de pessoas com internet sem fio gratuita. Essa meta, segundo o governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, deve ser atingida em pouco mais de um ano. “Acredito que até o fim de 2010 poderemos estar levando essa ferramenta importante a mais cidadãos fluminenses”, afirmou Pezão.
(O Dia)

Confira a localização dos radares da CET-Rio nesta quarta-feira (30)

Nos dois sentidos:
. Avenida Rodrigues Alves, próximo ao número 45/Posto Chaminé;
. Avenida Lúcio Costa, antiga Sernambetiba, na altura da Praça 5 (Reserva dos Bandeirantes);
. Avenida Presidente Vargas/Praça 11, na altura do Monumento a Zumbi dos Palmares;
. Avenida das Américas, na altura do Terminal Rodoviário Alvorada;
. Linha Amarela (Avenida Carlos Lacerda), próximo à saída 1-A;
. Avenida Embaixador Abelardo Bueno, na altura do número 1.023 (pista lateral);
. Avenida Dom João VI - Rei de Portugal e do Brasil, na altura do número 29.501, em frente à Embrapa;
. Avenida Brasil, próximo ao número 42.301; e Avenida Santa Cruz, próximo ao número 6.330.

Apenas um sentido:
. Avenida 31 de Março, próximo ao Batalhão de Choque/1º BPM, sentido Gamboa;
. Avenida Infante Dom Henrique, na altura da Praça Nicarágua, sentido Copacabana;
. Avenida Repórter Nestor Moreira, próximo ao Mourisco, sentido Centro;
. Autoestrada Lagoa-Barra, próximo ao Fashion Mall, sentido Barra da Tijuca;
. Avenida Francisco Bicalho, em frente à Fiat, sentido Praça da Bandeira.
(Redação)

Vereadora Clarissa deixa PMDB

A vereadora Clarissa Garotinho está temporariamente sem partido. A filha mais velha dos ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho se desfiliou ontem do PMDB, alegando perseguição. Segundo a parlamentar, a “perseguição” começou com os rumores da possível candidatura de seu pai a governador nas eleições de 2010. Ela reconheceu, no entanto, que as críticas que fez contra o governo de Sérgio Cabral também colaboraram.
– Sempre critiquei o Cabral, e isso não é segredo. É claro que eu apoiaria meu pai para governador, antes da filiação partidária existe a filiação natural. Minha família está em primeiro lugar, vou para o PR – anunciou Clarissa.
(Redação)

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Rio 2016: Vamos torcer pela nossa Cidade Maravilhosa

No dia 2 de outubro, às 13h30 (horário de Brasília), o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, anunciará qual das cidades concorrentes levará o troféu dos Jogos Olímpicos. Além do Rio, Chicago, Madri e Tóquio são finalistas.
(Redação)

HemoRio: primeiro banco de sangue do país comemora 65 anos

O HemoRio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), inicia nesta terça-feira as comemorações pelos seus 65 anos. Serão vários eventos que só terminarão ano que vem, após a sua tradicional campanha Vista a Fantasia da Solidariedade, no Carnaval. Hoje, a instituição fará uma homenagem ao escultor Alfredo Ceschiatti, autor da obra A doadora, utilizada como ícone das comemorações.
– O HemoRio é motivo de grande satisfação para os cariocas e para o Brasil. Há 40 anos, quando foi transferido da Lapa para a Rua Frei Caneca, o Instituto já apresentava a visão futurista de que seria um centro de excelência e referência nacional e internacional em hemoterapia e hematologia – comenta Clarisse Lobo, diretora-geral da instituição.
(JB Online)

Confira a localização dos radares da CET-Rio de hoje (29)

Nos dois sentidos:
. Avenida Presidente Vargas, altura do Monumento a Zumbi dos Palmares;
. Avenida Epitácio Pessoa, próximo à Rua Fonte da Saudade;
. Avenida Rodrigues Alves, junto ao nº 455/Posto Chaminé;
. Estrada da Barra da Tijuca, próximo ao nº 1.636;
. Linha Amarela (Avenida Carlos Lacerda), próximo à saída 1-A;
. Avenida Dom João VI – Rei de Portugal e Rei do Brasil, próximo aos números 35.350 e 42.301;
. Avenida Lúcio Costa (antiga Sernambetiba), nas proximidades do nº 5.550.

Apenas um sentido:
. Avenida Infante Dom Henrique, altura da Praça Nicarágua, sentido Copacabana;
. Avenida Nestor Moreira, próximo ao Mourisco, sentido Centro;
. Autoestrada Lagoa-Barra, junto ao Shopping Fashion Mall, sentido Barra da Tijuca;
. Avenida Francisco Bicalho, em frente à concessionária Fiat, sentido Praça da Bandeira.
(Redação)

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Obras da linha Pavuna-Botafogo geram mudanças no metrô do Rio

Quem usa o metrô para ir pro trabalho e para escola está preocupado. Por conta de obras para construção da linha Pavuna-Botafogo, foram retirados os trens extras que circulam na hora do rush. Até dezembro, os passageiros vão enfrentar mudanças em relação à falta de trens extras durante a hora de rush, no horário da manhã, e também o aumento no intervalo entre uma composição e outra. Os trens da Pavuna vão subir direto por um viaduto na Estação de São Cristóvão que vai até a Leopoldina. Depois, o trem vai passar por uma ponte na Leopoldina até a central do Brasil e, depois, seguir o caminho normal para a Zona Sul do Rio. A mudança é até dezembro, quando, segundo a concessionária que administra o metrô, terminam as obras da ligação direta entre a Pavuna e Botafogo.
(RJTV, 1ª Edição)

Niterói diz adeus ao Pr. Fanini sábado, 3 de outubro

As cerimônias cívica e de agradecimento pela vida do Pr. Nilson Fanini serão na Câmara dos Vereadores de Niterói, (Av. Amaral Peixoto, 625 – Centro – Niterói ). As cinzas do Pr. Fanini que foi cremado nos Estados Unidos vieram na urna trazida por Dona Helga. A urna estará presente representando nosso pastor. A cerimônia oficial começará às 14h e, será seguida de um culto na escadaria. De lá, em carro aberto do Corpo de Bombeiros, a cerimônia se encerrará com a passagem da urna por alguns locais marcantes do ministério Fanini na cidade de Niterói.
(Redação)

Como no tempo de reis e rainhas

Na restauração da fachada, o rosa deu lugar ao amarelo, o que pode causar estranheza aos visitantes. Mas a arquiteta Paula Van Biene explica como se decidiu retomar a cor original. “Houve uma extensa investigação em documentos, pinturas e livros da época, até concluirmos que esta era a cor certa”, detalha. O professor e historiador Milton Teixeira tem uma justificativa histórica para o uso do rosa. “No final do século XIX, alguns prédios do Rio de Janeiro foram pintados de rosa. Mas não houve nenhum decreto obrigando o uso dessa cor. Desde então criou-se um mito de que todo prédio público é rosa”, afirma. O Museu Nacional abriga o maior acervo científico da América Latina, com 20 milhões de itens, como fósseis de dinossauros, diversos tipos de animais e múmias egípcias. Também foi no edifício que se criou a primeira Constituição do Brasil. O diretor administrativo do museu, Wagner William Martins, explica que o processo integral de recuperação do palácio de três andares, onde também funciona um campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, deve ser longo. “Ainda devemos transferir os cursos e a administração que funcionam aqui dentro para prédios separados para dar mais espaço ao acervo”, conta.
(O Dia Online)

Rio 2016: Cidade terá centro integrado de polícia, defesa civil, trânsito e saúde

Na corrida para sediar as Olimpíadas de 2016 - e para melhor receber os jogos da Copa do Mundo de 2014 -, o Rio ganhará, no próximo ano, um importante aliado na área de segurança e defesa civil. Inspirado num modelo adotado em Madri e Nova York, o primeiro Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será construído ao lado do Sambódromo e deve ficar pronto em julho. A unidade é uma espécie de bunker, vai funcionar 24 horas por dia e terá representantes de oito órgãos do município, do estado e do governo federal. Juntos, eles vão monitorar por câmeras as principais áreas do município, podendo resolver rapidamente problemas tanto de segurança, quanto de trânsito, ordem pública e emergências médicas.
(O Globo Online)

Governo lança campanha de incentivo a doação de órgãos no Leblon

Foi lançada, nesse domingo (27), uma campanha nacional para incentivar a doação de órgãos. Na manhã de ontem (domingo), na Praia do Leblon, muita gente aproveitou o momento de lazer para chamar a atenção sobre a importância de doar os órgãos. A caminhada pela Avenida Delfim Moreira durou pouco mais de 20 minutos e parou no posto dez. No local, o Ministério da Saúde fez o lançamento da campanha de incentivo à doação de órgãos e tecidos e informou que o número de transplantes no país aumentou mais de 20% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2008. E que 80% das cirurgias são feitas de graça pelo SUS.
(Bom Dia Rio)

Domingo de praia

O domingo de céu claro levou uma multidão às praias. As orlas da Zona Sul, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes ficaram lotadas. Mas essa a semana deve ser de tempo nublado a chuvoso na cidade pela chegada de uma frente fria. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), hoje (28) será de céu claro a parcialmente nublado, com previsão de chuva à noite. Já o restante da semana será de tempo chuvoso.
(O Dia)

Confira a localização dos radares da CET-Rio nesta segunda-feira (28)

nos dois sentidos:
Avenida Presidente Vargas, altura do Monumento a Zumbi dos Palmares;
Av. Epitácio Pessoa, próximo à Rua Fonte da Saudade;
Av. Rodrigues Alves, junto ao Posto Chaminé e do Armazém 7;
Av. das Américas, altura do Terminal Rodoviário Alvorada;
saída 1-A da Linha Amarela;
Avenida Lúcio Costa, junto à Praça 5 (Reserva do Recreio dos Bandeirantes);
Avenida Brasil, próximo aos números 35.350 e 42.301.

um sentido:
Av. Infante Dom Henrique, altura da Praça Nicarágua, sentido Copacabana;
Av. Nestor Moreira, próximo ao Mourisco, sentido Centro;
Autoestrada Lagoa-Barra, junto ao Shopping Fashion Mall, sentido Barra da Tijuca;
Av. Francisco Bicalho, em frente à concessionária Fiat, sentido Praça da Bandeira.
(Redação)

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Morcegos já morderam cariocas em 15 bairros

Os ataques aconteceram por toda a cidade. Este ano, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município já atendeu 94 chamados. Os outros 15 cariocas mordidos pelo animal foram atacados em Ipanema, Humaitá, Cosme Velho, Santíssimo, Itanhangá, Barra da Tijuca, Cachambi, Vila Isabel, Engenho Novo, Tijuca, Alto da Boa Vista, Rio Comprido, Santa Teresa e Cidade Nova. Ano passado, foram 162 chamados de pessoas que tiveram a casa invadida por morcegos, 30% a mais que em 2007. Em 2008, 60 moradores tiveram que receber vacina antirrábica, boa parte por causa de ferimentos causados por morcegos. Importantes para o equilíbrio ecológico — eles comem até 200 insetos por dia —, eles são considerados animais silvestres. O biólogo Roberto Novaes, do Projeto Pró-Morcego, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, lembra que abater este tipo de animal é crime inafiançável. Pela Lei Federal 9605/98, a pena é de até um ano de prisão. “É a mesma coisa de matar uma onça”, exemplifica. Não se deve tentar capturá-lo. O correto é ligar para o CCZ: 3395-1595 ou 2295-2190. Devido ao desmatamento e ao crescimento desordenado das cidades, os morcegos se tornam pragas urbanas.
(O Dia Online)

Dona Marta entra no turismo internacional

Obstinados, apesar da chuva e do vento, quinta-feira de manhã, 18 turistas israelenses fizeram questão de fazer o primeiro passeio oficial ao Morro Dona Marta, em Botafogo. A maior surpresa para eles foi perceber que, mesmo em condições ruins, as pessoas vivem felizes ali: são famílias numerosas vivendo em pequenas casas, sem infraestrutura adequada. A quantidade de fios expostos, os "gatos" e os dejetos de animais pelas escadarias também chamaram a atenção. A aventura a pé pelo Dona Marta, que custou em média US$ 50 por pessoa, durou cerca de duas horas. O passeio passou a integrar o roteiro oficial das agências de turismo, junto com as praias do Leblon e de Copacabana, o Pão de Açúcar e o Corcovado. Os turistas preferiram não usar o plano inclinado. O tour começou pelo alto do morro, com os israelenses desembarcando de veículos da Jeep Tour, na Rua Novo Mundo. A primeira parada foi na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
(O Globo Online)

Prefeitura promove 10ª edição de jogos para pessoas com deficiência

Cerca de 300 assistidos dos programas da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) do Rio de Janeiro vão participar da 10ª Edição dos Jogos da SMPD, neste sábado, dia 26. As competições são divididas em sete modalidades esportivas, sendo cinco individuais e duas coletivas, e ocorrerão na Vila Olímpica Clara Nunes, em Acari, das 9h às 14h. A abertura oficial será feita pelo secretário de Pessoa com Deficiência, Márcio Pacheco, e os jogos são abertos ao público. Segundo a Secretaria, o evento tem especial projeção devido à grande quantidade de medalhas conquistadas nos Jogos Paraolímpicos que o Brasil tem participado.
(JB Online)

Confira a localização dos radares da CET-Rio nesta sexta-feira

Nos dois sentidos:
. Avenida Epitácio Pessoa, próximo à Rua Fonte da Saudade;
. Avenida Presidente Vargas/Praça 11, na altura do Monumento a Zumbi dos Palmares;
. Avenida Rodrigues Alves, próximo ao número 455/Posto Chaminé;
. Avenida das Américas, na altura do Terminal Rodoviário Alvorada;
. Avenida Santa Cruz, próximo ao número 6.330;
. Avenida Brasil, próximo ao número 35.350;
. Avenida Dom João VI - Rei de Portugal e do Brasil;
. Avenida Lúcio Costa, antiga Sernambetiba, na altura da Praça 18 (Reserva do Recreio dos Bandeirantes);
. Linha Amarela (Avenida Carlos Lacerda), próximo à saída 1-A.

Apenas um sentido:
. Avenida Marechal Rondon, próximo ao número 1.611, sentido único;
. Avenida Infante Dom Henrique, na altura da Praça Nicarágua, sentido Copacabana;
. Avenida 31 de Março, próximo ao Batalhão de Choque/1º BPM, sentido Gamboa;
. Autoestrada Lagoa-Barra, próximo ao fashion Mall, sentido Barra da Tijuca;
. Avenida Francisco Bicalho, em frente a Fiat, sentido Praça da Bandeira.
(Redação)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Maternidades farão registro civil de recém-nascidos

Postos de atendimento de cartórios serão instalados em até 30 dias, em 40 maternidades no Estado do Rio de Janeiro. A idéia é para facilitar o registro de recém-nascidos e integra o Projeto “Com Certidão, Sou Cidadão”, lançado no mês passado pela Corregedoria da Justiça do Rio. Na próxima semana começa por São João de Meriti o registro tardio de crianças e adultos que não têm certidão e residam no município. O atendimento é gratuito e vai funcionar de segunda à quinta-feira (28/09 a 1/10), das 10 às 16h, no Fórum de Vilar dos Teles, Av. Presidente Lincoln 857. Nos próximos meses, a campanha será estendida aos moradores de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Queimados e, ano que vem, a todos os municípios do estado.
(G1)

Deputados Federais do Rio de Janeiro que votaram na PEC dos Vereadores

Na votação, a proposta teve 380 votos a favor, 29 contra e duas abstenções. A proposta será agora promulgada, ou seja, entrará em vigor mediante ato conjunto autônomo dos presidentes da Câmara e do Senado (sem necessidade de passar pela análise do presidente da República)
Veja os coerentes que votaram contra o aumento do número de vereadores abaixo:

Antonio Carlos Biscaia (PT) - Não
Arolde de Oliveira (DEM) - Não
Chico Alencar (Psol) - Não
Eduardo Cunha (PMDB) - Não
Fernando Gabeira (PV) - Não
Jair Bolsonaro (PP) - Não
Miro Teixeira (PDT) - Não
Otavio Leite (PSDB) - Não

BlogdaDilma

midiaindependente

Moradores de Chicago criam site a favor da candidatura do Rio aos Jogos de 2016

A crise econômica parece ter acabado com o patriotismo dos cidadãos de Chicago. No site “Chicagoans for Rio”, moradores de onde nasceu o presidente americano Barack Obama ironizam a falta de estrutura financeira local para receber as Olimpíadas de 2016 e dizem que o Rio, que, segundo eles, “não tem dívidas públicas”, pode ficar com os Jogos. As duas cidades disputam ainda com Madri e Tóquio os votos do Comitê Olímpico Internacional (COI) na eleição de 2 de outubro, em Copenhague. Já na página inicial do site é possível ver o seguinte aviso: “Seria empolgante realizar as Olimpíadas aqui em Chicago. Mas sabe o que seria ainda melhor? O Rio de Janeiro. Deixe o Rio ser sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Nós não nos importamos, sinceramente”.
(GloboEsporte.com)

Biblioteca Volante oferece livros em cinco bairros na próxima semana

A Biblioteca Volante João Antônio, mantida pela Prefeitura do Rio através da Secretaria Municipal de Cultura, estará na próxima semana em mais cinco bairros das regiões Norte e Oeste da cidade, trazendo livros didáticos e obras literárias para consulta e empréstimo sempre entre 10h e 14h. O leitor pode pegar emprestado até dois livros, desde que apresente identidade e comprovante de residência. Na segunda-feira (21), o veículo da Biblioteca irá ao bairro Jabour (Rua Raul Azevedo n° 70) e na terça-feira (22) a Cavalcante (Rua Herculano Pena, ao lado o PAM). Na quarta-feira (23) será a vez de Ricardo de Albuquerque (Praça Cláudio de Souza) e na quinta-feira (24), de Realengo (Estrada da Água Branca, junto ao Supermercado Guanabara). Encerrando a semana, na sexta-feira (28) a biblioteca estará na Pavuna (Praça Nossa Senhora das Dores).
(O Dia Online)

Porcão pede na internet apoio para permanecer em imóvel no Aterro

O Grupo Porcão resolveu convidar seus clientes à mesa de discussões. Desde terça-feira, um blog e uma página no Twitter estão abertos para que os fãs do rodízio da família Mocellin deixem mensagens de apoio à permanência da churrascaria no local que ocupa há dez anos. Mas os comentários favoráveis não devem influenciar na decisão da secretária de Fazenda, Eduarda La Rocque. A Porcão Rio's ocupa a área desde 1998, quando venceu a concorrência para uso do espaço durante dez anos. A área foi a leilão, com lance mínimo de R$ 328 mil estipulado pela Secretaria municipal de Fazenda. O Porcão Rio's ofereceu R$ 346 mil por mês contra R$ 512 mil do concorrente, que poderá explorar o espaço durante seis anos.
- Estamos tentando tudo. Não podemos perder este espaço. A esperança é a última que morre - diz o diretor do grupo Porcão, Neodi Mocellin, que tem como sócio o Bank of America.
(O Globo Online)

Pedala Rio chega ao Centro em 2010

O Projeto Pedala Rio de bicicletas públicas vai chegar, em 2010, a Botafogo, Lapa e Centro. Com o avanço, o sistema terá 38 estações de apoio implantadas em sete bairros - incluindo oito de Copacabana e 11 a serem inauguradas mês que vem nas ruas de Ipanema, Lagoa e Leblon. A novidade permitirá que o usuário pedale da Zona Sul ao Centro numa bicicleta pública. Caso haja demanda de usuários no trajeto entre a Zona Sul e o Centro, a Serttel, empresa responsável pelo projeto, promete repensar o tempo limite de uso da bicicleta sem que seja preciso pagar taxa extra, atualmente de meia hora. Sem mudanças, o ciclista de bairros mais distantes teria que deixar a bicicleta numa estação de apoio no meio do caminho e pegar outra.
(Redação)

Moradores se dividem sobre a criação de ponte aérea no Aeroporto de Jacarepaguá


Causou polêmica a determinação da Agência Nacional de Aviação (Anac) de implementar uma nova ligação aérea entre Rio e São Paulo pelo Aeroporto de Jacarepaguá. O prefeito Eduardo Paes disse que não havia sido informado sobre a decisão e que irá contestá-la na Justiça. Segundo um ofício enviado pela Anac à Infraero no ínicio deste mês, os terminais de Jacarepaguá e de Campo de Marte, em São Paulo, teriam 30 dias para estar em condições de funcionamento. O presidente em exercício da Câmara Comunitária da Barra, o oceanógrafo David Zee, convocou uma reunião com moradores, comerciantes e síndicos de condomínios da Barra para discutir o assunto. Eles pretendem redigir um documento para ser enviado à Anac, pedindo que a decisão seja revista. Acreditam que, já que os voos do Santos Dumont sofreram restrições por questões ambientais, é uma contradição querer ampliar o Aeroporto de Jacarepaguá.
- A Câmara Comunitária é totalmente contra e nós já comunicamos isso à Anac e à Infraero. Existem o risco ambiental e o de acidentes. É uma incongruência que, num momento em que todos os aeroportos localizados em áreas residenciais do mundo estão reduzindo seus voos ou fazendo restrições, as autoridades queiram ampliar a operação de um aeroporto que estava desativado. Ele está numa área que cresceu muito nos últimos dez anos e é considerada o coração da Barra. É como aproximar um fósforo de um explosivo - comparou.
(O Globo Online)

Confira a localização dos radares da CET-Rio nesta quinta-feira

Nos dois sentidos:
. Avenida Prefeito Mendes de Moraes, próximo à Rua Hebert Moses;
. Avenida Rodrigues Alves, próximo ao número 455/Posto Chaminé;
. Estrada do Catonho, próximo ao número 38;
. Linha Amarela (Avenida Carlos Lacerda), próximo à saída 1-B;
. Avenida Dom João VI - Rei de Portugal e do Brasil, na altura do número 29.501, em frente à Embrapa;
. Avenida Lúcio Costa (antiga Sernambetiba), na altura da Praça 5 (Reserva do Recreio dos Bandeirantes);
. Avenida Brasil, próximo aos números 35.350 e 42.301.
Apenas um sentido:
. Avenida Marechal Rondon, próximo ao número 1.611, sentido único;
. Avenida Infante Dom Henrique, na altura da Praça Nicarágua, sentido Copacabana;
. Avenida Repórter Nestor Moreira, próximo ao Mourisco, sentido Centro;
. Autoestrada Lagoa-Barra, próximo ao Fashion Mall, sentido Barra da Tijuca;
. Avenida Francisco Bicalho, em frente à Fiat, sentido Praça da Bandeira;
. Avenida Cesário de Melo, próximo ao número 2.115 (Campo Grande), sentido Recreio dos Bandeirantes.
(Redação)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Serviço que indica qual transporte público pegar chega ao Rio

O Rio de Janeiro é a terceira cidade do Brasil a contar com o "Google Transporte Público", serviço on-line da gigante de buscas que indica aos internautas da região metropolitana qual a melhor rota, considerando ônibus, metrô e trem. O lançamento do serviço foi anunciado pelo Google e o governo do estado nesta terça-feira (22), em evento no Palácio Guanabara. A ferramenta, disponível no site Google Maps, mostra o que o usuário deve fazer para se locomover de um ponto a outro usando alternativas de transporte público. O serviço já está disponivel em outras 77 cidades do mundo, incluindo São Paulo e Belo Horizonte -- que já contam com a ferramenta há nove meses.
"O Rio de Janeiro é o primeiro do país a oferecer o serviço completo, com toda a região metropolitana coberta", ressaltou o gerente de produtos do Google, Marcelo Quintella, acrescentando que espera dobrar o número de linhas de ônibus cadastradas até o início de 2010.
(G1)

Veja quando medo vira doença e saiba onde tratar a Síndrome do Pânico

Estudos internacionais indicam que a prevalência de Síndrome do Pânico está em torno de 3% da população, no período de um ano. A característica principal do Transtorno ou Síndrome do Pânico é uma combinação de sintomas físicos e pensamentos desagradáveis, que ocorrem sem que haja uma doença física grave o suficiente para causá-los. Estas sensações são tão intensas que frequentemente as pessoas acham que estão tendo um infarto e procuram a emergência de um hospital.

Onde se tratar:
Ambulatório de Psiquiatria - Uerj
Atendimento: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Telefone: 2587 6126

Instituto de Psicologia da UFRJ
Telefones: 3873 5327 / 2295 8113

Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro (CPRJ)
Endereço: Praça Coronel Assunção, sem número - Praça Mauá
Telefones: 2332-5676 / 2332-5677 / 2332-5680

Secretaria Municipal de Saúde
Mais informações pelo Tele-Saúde: 3523 4025.
(Bom Dia Rio)

Arte e tecnologia, atalho para mudar destinos


A partir de hoje, o destino profissional de 100 jovens de comunidades carentes do Rio começa a mudar com o início das aulas da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da empresa de telefonia Oi. A unidade, que funcionará na Rua Visconde de Pirajá 54, em Ipanema, foi inaugurada ontem e vai oferecer cursos gratuitos, com duração de 18 meses, de computação gráfica, fotografia, vídeo, design gráfico, webdesign e design sonoro. O objetivo, segundo a direção do Oi Futuro, é integrar jovens de 16 e 21 anos, estudantes de escolas públicas que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio, e morem em favelas, como Cantagalo e Pavão-Pavãozinho. Com foco em produção de conhecimento e diversão, arte e tecnologia, a Oi Kabum! tem espaço para exposições e teatro com 130 lugares.

SELEÇÃO CONCORRIDA
Os 100 estudantes foram escolhidos entre 742 candidatos. Dentro de um ano e meio, outra centena será selecionada. As informações podem ser obtidas pelo site www.oifuturo.org.br. Os alunos contam ainda com bolsa-auxílio no valor de R$ 110, ajuda de custo para transporte e vale-refeição de R$ 8. Depois de formados no curso, quem não conseguir trabalho fará parte do Núcleo de Produção da Oi Kabum!, que vai produzir material de design e audiovisual para outras empresas. A escola tem parceria do Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), que selecionou os alunos e os professores.
(O Dia Online)

Tudo pronto para o Festival de Cinema do Rio

Fonte inesgotável de cultura e arte de todos os tipos, o Rio de Janeiro passa mais uma vez de capital nacional do turismo para sede do circuito mais importante da cinematografia da América Latina. O Festival do Rio reúne este ano (do dia 24 de setembro a 8 de outubro), um acervo de 300 curtas e longas-metragens vindos de mais de 60 países. Nesta edição, a nação francesa será homenageada.
(Agência Rio de Notícias)

Confira a localização dos radares da CET-Rio nesta quarta-feira

Nos dois sentidos:
. Avenida Presidente Vargas, na altura do Monumento a Zumbi dos Palmares;
. Avenida Rodrigues Alves, próximo ao Posto Chaminé (n° 455);
. Avenida Lúcio Costa, na altura da Praça 5;
. Avenida das Américas, junto ao Terminal Rodoviário Alvorada;
. Linha Amarela, saída 1-A;
. Avenida Embaixador Abelardo Bueno, altura do n° 1.023 (pista lateral);
. Avenida D. João VI, em frente à subsede da Embrapa em Guaratiba;
. Avenida Santa Cruz, ao lado do n° 6.330.

Apenas um sentido:
. Avenida 31 de Março, próximo ao Batalhão de Choque/1º BPM, no sentido Gamboa;
. Avenida Infante Dom Henrique, na altura da Praça Nicarágua, no sentido Copacabana;
. Avenida Nestor Moreira, junto ao Mourisco, sentido Centro;
. Autoestrada Lagoa-Barra, próximo ao Shopping Fashion Mall, sentido Barra da Tijuca;
. Avenida Francisco Bicalho, em frente à Fiat, sentido Praça da Bandeira.
(Redação)

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Primavera começa hoje, às 18h18


Apesar do céu carregado e da chuva, não se pode esquecer que hoje, às 18h18, começa a primavera. “Estamos com uma frente fria sobre o litoral do Rio e as temperaturas estão um pouco mais baixas do que a gente gosta. Fica assim até o final da semana. Sexta-feira o tempo começa a melhorar e no final de semana, domingo, deve mudar novamente para tempo instável. A gente tem a primavera como um período de transição. Sai de um período menos chuvoso e frio para entrar no verão, um período bastante chuvoso e quente. No início vamos conviver com temperaturas que parecem de inverno e ao longo da primavera, por ser uma estação com umidade relativa alta, teremos aquela chuva de final de tarde que já é comum nessa estação e depois tendendo a uma temperatura bastante elevada mais para o fim. As temperaturas deverão ficar em torno de 19ºC durante as madrugadas e, durante o dia, as temperaturas em média devem chegar a 32ºC“, diz a meteorologista Marlene Leal.
(Redação)

Obras do Metrô bloqueiam trechos no Centro do Rio

Para dar prosseguimento às obras de expansão do Metrô em São Cristóvão, trechos da Avenida Francisco Bicalho e da Rua Francisco Eugênio serão fechados ao tráfego a partir desta quarta-feira (24) das 23h às 5h da manhã do dia seguinte. As interdições seguem até sexta-feira (25). Na Avenida Francisco Bicalho, haverá interdição de três pontes sobre o Canal do Mangue: na altura da Rua Elpídio Boamorte, sob o Viaduto Paulo de Souza Reis e na altura da Usina de Asfalto da Prefeitura. Também será fechada a pista lateral da avenida no sentido Centro, a partir da interseção com a Rua Francisco Eugênio até o Trevo das Forças Armadas (acesso ao Viaduto dos Pracinhas e à AV. Paulo de Frontin). Na Rua Francisco Eugênio, a interdição será feita na pista lateral, no sentido Centro, até a interseção da pista lateral da Av. Francisco Bicalho.
(Agência Rio de Notícias)

Pré-estréia mundial do filme de Michael Jackson será dia 28/10, no Rio


O filme "This Is It" - baseado em filmagens de ensaios de Michael Jackson pouco antes de sua morte - terá pré-estreias simultâneas em mais de 15 cidades do mundo no próximo mês, anunciou na segunda-feira o estúdio responsável pelo filme.No caso de "This Is It," porém, mais de 15 cidades, incluindo Nova York, Rio de Janeiro, Londres, Berlim e Seul vão promover premières simultâneas, com um evento de tapete vermelho em Los Angeles em 27 de outubro, revelou a Sony Pictures, que pagou 60 milhões de dólares pelos direitos sobre as imagens dos ensaios.
(Redação)

Morre a atriz Dirce Migliaccio

Morreu nesta terça-feira, aos 75 anos, a atriz Dirce Migliaccio. Ela estava internada no Hospital Municipal Álvaro Ramos, em Jacarepaguá, e faleceu em decorrência de complicações de uma pneumonia e de uma infecção urinária. Dirce, que era irmã do ator Flávio Migliaccio, morava há um ano no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá. A atriz estava afastada dos palcos desde que sofreu um AVC, há um ano. Com mais de 50 anos de carreira, Dirce Migliaccio teve seu papel mais marcante na década de 70, quando interpretou a boneca Emília do seriado 'Sítio do pica-pau amarelo'. Nos anos 80, ele interpretou uma das irmãs Cajazeiras, no seriado 'O Bem-Amado'.
(O Dia Online)

Dia Mundial Sem Carro tem pouca adesão no Rio


Apesar das medidas adotadas pela Prefeitura do Rio durante o Dia Mundial Sem Carro como a proibição do estacionamento e a interdição de ruas em diversas partes da cidade, a baixa adesão dos motoristas foi percebida logo nas primeiras horas da manhã. A chuva que atinge a cidade desde a segunda-feira inibiu muita gente, que preferiu tirar o carro da garagem. Nem o incentivo do prefeito Eduardo Paes, que mesmo embaixo de chuva fez o percurso entre a residência oficial da Gávea Pequena e o Palácio da Cidade, em Botafogo,de bicicleta, animou o carioca.
(Redação)

UFRJ recruta pacientes para pesquisa com células-tronco

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está recrutando pacientes que queiram participar de estudos com células-tronco. A pesquisa, inédita no mundo, pretende aprender a tratar doenças pulmonares, como a silicose, que não tem cura. “A silicose é um problema crônico do pulmão que pode ser bastante agressiva e não há tratamento nenhum”, explica a pneumologista Marina Lima, que coordena a Unidade de Pesquisas Clínicas em Pneumologia do Instituto de Doenças do Tórax do Hospital Clementino Fraga Filho, na Ilha do Fundão, no Rio. Segundo ela, a pesquisa começou há cerca de oito anos e a etapa realizada com cobaias teve resultados positivos.
Para participar da pesquisa, a pessoa deve sofrer de silicose, ter até 50 anos, não ser fumante, ser alfabetizado e não apresentar deficiência auditiva ou visual. Mais informações: (21) 2562-2194.
(G1)

Confira a localização dos radares da CET-Rio nesta terça-feira

Nos dois sentidos:
. Avenida Presidente Vargas/Praça 11, na altura do Monumento a Zumbi dos Palmares;
. Avenida Epitácio Pessoa, próximo à Rua Fonte da Saudade;
. Avenida Rodrigues Alves, próximo ao número 455/Posto Chaminé;
. Estrada da Barra da Tijuca, próximo ao número 1;636;
. Linha Amarela (Avenida Carlos Lacerda), próximo à saída 1-A;
. Avenida Dom João VI - Rei de Portugal e do Brasil, na altura do número 29.501, em frente à Embrapa;
. Avenida Brasil, próximo aos números 35.350 e 42.301;
. Avenida Lúcio Costa (antiga Sernambetiba), próximo ao número 5.550.

Apenas um sentido:
. Avenida Infante Dom Henrique, na altura da Praça Nicarágua, sentido Copacabana;
. Avenida Repórter Nestor Moreira, próximo ao Mourisco, sentido Centro;
. Autoestrada Lagoa-Barra, próximo ao Fashion Mall, sentido Barra da Tijuca;
. Avenida Francisco Bicalho, em frente à Fiat, sentido Praça da Bandeira.
(Redação)

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Amanhã, 22 de setembro, deixe seu carro em casa


(Redação)

Corpo do Pr. Fanini vai ser cremado nesta segunda-feira nos EUA

O Corpo do Pastor Nilson do Amaral Fanini que morreu nos EUA vai ser cremado nesta segunda-feira (21). Depois da cremação, a viúva, Helga Fanini, vai voltar ao Brasil, com as cinzas, para realizar uma cerimônia de despedida, marcada para o dia 3 de outubro, em Niterói. O Pastor Fanini tinha 77 anos, sofreu um derrame cerebral e morreu na última sexta-feira (18). A Igreja Batista Memorial, a qual pertencia o pastor Fanini, divulgou a notícia da morte, na cidade de Houston, no Texas. Segundo a Igreja Batista, depois da cremação, a viúva vai voltar ao Brasil, com as cinzas, para realizar uma cerimônia de despedida.
(Bom Dia Rio)

Mesmo sem neve, Rio sedia o primeiro campeonato de snowboard do Brasil

O Rio sediou, nesse domingo (20), o primeiro campeonato de snowboard do Brasil. Uma competição comum em países onde neva, só que em plena Praia de Botafogo. O Pão de Açúcar até se disfarçou para ficar com cara de inverno. Na praia, em vez de neve, gelo trazido em caminhões refrigerados. e quem se importou? Parecia mesmo uma pista de ski e não faltaram manobras radicais para surpreender ainda mais o público.
(Bom Dia Rio)

Prefeitura promete faxina completa na área portuária

De acordo com o projeto, avenidas como a Rodrigues Alves, Venezuela e a Rua Barão de Tefé vão passar por uma total reformulação urbanística com arborização, calçamento, iluminação e mobiliário urbano. A Praça Mauá vai ganhar um estacionamento subterrâneo, um anfiteatro e os armazéns darão lugar a restaurantes, chafarizes e quiosques. O Edifício D. João VI, que atualmente exibe telhado e janelas quebrados, vai ser restaurado para abrigar a Pinacoteca. Também será construído o Museu do Amanhã e o maior aquário marinho da América Latina, que deverá exibir 12 mil animais de 400 espécies diferentes. No que se refere à habitação, serão reformadas 499 imóveis degradados. Já na parte de infraestrutura, a prefeitura está construindo um novo acesso na Avenida Brasil, na altura do bairro do Caju e vai demolir a rampa de acesso do Viaduto da Perimetral.
(G1)

I Love Jazz apresenta grandes nomes do ritmo no Leblon

O Oi Casa Grande, no Leblon, recebe hoje (21) até quarta (23) a primeira edição de um festival internacional de música, o I Love Jazz. A programação vai de clássicos de Louis Armstrong, Duke Ellington e Ella Fitzgerald - interpretados pelo quarteto americano de Catherine Russell - até releituras em swing de canções pop dos últimos 30 anos - a cargo do francês Pink Turtle. Na terça, a noite é toda dedicada a Benny Goodman: a americana Allan Vache Big Band faz uma homenagem ao seu centenário de nascimento, apresentando seus maiores sucessos. Já na terça, o show fica por conta da americana Judy Carmichael, pianista indicada ao Grammy e uma das líderes mundiais de stride piano e do swing, que se apresenta ao lado do saxofonista Harry Allen, também americano. E, fechando o festival, The New Orleans Joymakers, a banda que lança luz a antigos músicos da cidade que deu origem ao jazz.
Confira a programação:
Dia 21/9 (segunda-feira): 20h30m - Catherine Russell Quartet (EUA); 21h30m - Pink Turtle (FRA).
Dia 22/9 (terça-feira): 20h30m - Benny Goodman Centennial Band (EUA).
Dia 23/9 (quarta-feira): 20h30m - Judy Carmichael trio (EUA) com Harry Allen (EUA); 21h30m - The New Orleans Joymakers (EUA).
I LOVE JAZZ. Oi Casa Grande: Av. Afrânio de Melo Franco 290, Leblon. Tel: 2511- 0800. Preços: de R$ 40 (balcão setor 3) a R$ 150 (camarotes).
(O Globo Online)

Mil veículos reforçarão frota de ônibus intermunicipais

As empresas botarão mais mil ônibus circulando na região metropolitana do Rio até o fim do ano, informou o Detro. O objetivo é melhorar a oferta de transporte, reduzida desde que a licitação do estado limitou em 462 o número de vans intermunicipais. Já este mês haverá mais 200 ônibus. O presidente do Detro, Rogério Onofre, disse que o anúncio será feito na noite desta segunda-feira pelo governador Sérgio Cabral, durante reunião com o prefeito Eduardo Paes e representantes do Detro, da Fetranspor e da Secretaria municipal de Transportes. Durante o encontro, no Palácio Laranjeiras, o presidente da Fetranspor, Lélis Teixeira, vai apresentar os contratos de compra dos veículos, no valor de R$ 250 milhões.
(O Globo Online)

Festa do Dia da Árvore no Rio homenageia centenário de Burle Marx

O paisagista, artista plástico e ambientalista Roberto Burle Marx, que completaria este ano se centenário, será homenageado nesta segunda-feira pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio na festa do Dia da Árvore. A homenagem ocorrerá em uma das principais criações do paisagista na cidade, o calçadão da Avenida Atlântica, nos bairros de Copacabana e Leme, das 10h às 19h. O evento é uma parceria da secretaria com a primeira pessoa física a adotar um grande espaço público no Rio, o administrador de empresas Claudio D´Ávila, morador do Leme há 60 anos. Ele adotou 1.200 metros quadrados do calçadão, com 15 árvores, no canteiro central da Avenida Atlântica, no Leme. A prefeitura do Rio, por meio da Fundação Parques e Jardins, mantém o Programa de Adoção de Áreas Verdes, com o objetivo de integrar a iniciativa privada e a sociedade civil na preservação do patrimônio verde.
(JB Online)

Confira a localização dos radares da CET-Rio nesta segunda-feira

Avenida Presidente Vargas/Praça 11, na altura do Monumento a Zumbi dos Palmares; Avenida Epitácio Pessoa, próximo à Rua Fonte da Saudade;
Avenida Rodrigues Alves, próximo ao número 455/Posto Chaminé;
Avenida Embaixador Abelardo Bueno, na altura do número 1.023 (pista lateral);
Avenida Dom João VI - Rei de Portugal e do Brasil, na altura do número 29.501, em frente à Embrapa;
Avenida Lúcio Costa, antiga Sernambetiba, na altura da Praça 5 (Reserva do Recreio dos Bandeirantes);
Avenida das Américas, na altura do Terminal Rodoviário Alvorada;
Avenida Brasil, proximidades do número 42.301;
Avenida Santa Cruz, nas proximidades o número 6.330.
Dom Henrique, na altura da Praça Nicarágua, sentido Copacabana;
Avenida Repórter Nestor Moreira, próximo ao Mourisco, sentido Centro;
Autoestrada Lagoa-Barra, próximo ao Fashion Mall, sentido Barra da Tijuca;
Avenida Francisco Bicalho, em frente à Fiat, sentido Praça da Bandeira.
(Redação)

As escolas se preparam para novo Ensino Médio

A hora de renovar a matrícula de seu filho ou trocar de escola está chegando. Então, é bom ficar atento às mudanças que, a partir do ano que vem, escolas públicas em todo o País vão oferecer no Ensino Médio para milhares de estudantes. A proposta do Ministério da Educação (MEC) prevê mudanças no currículo que incluem aumento da carga horária mínima de 2.400 para 3 mil horas, jornada de 40 horas semanais para professores e redução das atuais 12 disciplinas para quatro grupos de conhecimento (Línguas, Matemática, Humanas, e Ciências e Biológicas). Nesta primeira etapa, o novo modelo será adotado apenas nas escolas estaduais, que terão à disposição verba extra de R$ 100 milhões para custear projetos de melhoria no ensino. As mudanças na rede pública já devem ser acompanhadas por pais e alunos que miram o ingresso na universidade.
(O Dia Online)

domingo, 20 de setembro de 2009

Passeio de ciclistas lembra Dia Mundial sem Carro no Rio e em Niterói


Cerca de 25 mil ciclistas participaram hoje, domingo (20), no Rio e em Niterói, de um passeio em comemoração ao Dia Mundial sem Carro. A pedalada teve como objetivo incentivar o uso de bicicletas, diariamente, para melhorar o trânsito e diminuir a poluição na cidade. O percurso de 15 quilômetros, do Centro até a praia do Leme, na Zona Sul do Rio, atraiu ciclistas de todo o estado. O grupo que saiu de Niterói atravessou a Baía de Guanabara em quatro barcas reservadas para o evento.
(G1)

sábado, 19 de setembro de 2009

Morre Pr. Nilson do Amaral Fanini


Faleceu hoje, nos Estados Unidos, por volta das 6 horas e 46 minutos, horário de Brasilia, aos 77 anos, o Pastor Batista Nilson do Amaral Ffanini, um dos maiores evangelistas do país.
Com quase meio século de ministério, o Pastor Fanini realizou cruzadas em 109 países, celebrou cerca de 11 mil batismos e ocupou cargos importantes como a presidência da Convenção Batista Brasileira e da Aliança Batista Mundial, que congrega mais de 100 milhões de fiéis em todo o planeta. Figura pública de destaque, ele fundou e presidiu por mais de 30 anos o Reencontro, pastoreou por 41 anos a Primeira Igreja Batista de Niterói e aos 73 anos organizou a Igreja Batista Memorial de Niterói, a qual dirigia. O Pastor Fanini deixa filhos, netos, noras, genro e sua incansável companheira, irmã Helga Fanini. Haverá culto fúnebre neste domingo, na Igreja Espânica Getsemani, nos EUA, onde congrega sua filha. O corpo do Pastor Fanini chegará ao Brasil no dia 28 de setembro. Haverá cortejo em carro aberto na cidade de Niterói, culto na Igreja Batista Memorial de Niterói e cerimônia na Câmara Municipal de Niterói. O enterro está marcado para o dia 02 de outubro.
Manifestamos nosso profundo pesar e reconhecimento da importância do ministério do Pastor Nilson do Amaral Fanini para o Reino de Deus na terra, na pregação do evangelho, e no resgate de almas para Cristo.
(Redação)

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Marina Silva vira tema de máscara de carnaval

Empresa do Rio de Janeiro se inspirou na senadora do PV. Parlamentar é cotada como possível candidata à Presidência da República.A fábrica de máscaras, situada em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, aposta que Marina Silva já caiu no gosto do povo e será um dos rostos mais procurados no Carnaval de 2010.

"Dia Mundial Sem Carro", 22, no Centro do Rio

Portaria da Secretaria municipal de Transportes proíbe o estacionamento de veículos em 18 ruas do Centro do Rio, durante o “Dia Mundial sem Carro”, 22 de setembro, a partir da zero hora. "Proibe o estacionamento de veículos motorizados nas seguintes vias:
Rua da Assembléia (entre Avenida Pres. Antônio Carlos e
Avenida Rio Branco);
Rua São José (entre Avenida Pres. Antônio Carlos e
Avenida Nilo Peçanha);

Avenida Erasmo Braga (entre Avenida Pres. Antônio Carlos
e Avenida Nilo Peçanha);
Avenida Nilo Peçanha (entre Avenida Pres. Antonio Carlos e
Avenida Rio Branco);
Avenida Almirante Barroso (entre Avenida Pres. Antonio
Carlos e Avenida Rio Branco);
Rua Araújo Porto Alegre (entre Avenida Pres. Antonio
Carlos e Avenida Rio Branco);

Rua da Imprensa (entre Rua Araújo Porto Alegre e Rua
Santa Luzia);

Rua Adherbal Madruga (entre Rua da Imprensa e Avenida
Pres. Antonio Carlos);
Rua Santa Luzia (entre Avenida Rio Branco e Avenida Pres.
Antonio Carlos);
Avenida Rio Branco (entre a Rua da Assembléia e a Rua Santa
Luzia);
Rua México (entre Avenida Nilo Peçanha e Rua Santa Luzia);
Avenida Graça Aranha (entre Avenida Nilo Peçanha e Rua
Santa Luzia);
Rua da Quitanda (entre a Rua da Assembléia e a Avenida
Nilo Peçanha);
Rua do Carmo Quitanda (entre a Rua da Assembléia e a
Avenida Nilo Peçanha);
Rua Debret (entre a Avenida Nilo Peçanha e a Rua Araújo
Porto Alegre);
Rua Anfilófio de Carvalho (entre Avenida Graça Aranha e
Rua Debret)
Avenida Antonio Carlos (entre a Rua da Assembléia e a Rua
Santa Luzia);
Rua da Ajuda (entre a Avenida Nilo Peçanha e a Avenida
Rio Branco). "

No Museu da Quinta, exposição "Os Primeiros Brasileiros"



O Museu Nacional da UFRJ inaugurou, no dia 15 de setembro, a exposição Os Primeiros Brasileiros, sob curadoria de João Pacheco de Oliveira. O evento conta com a parceria da Petrobras, da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) e do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED).
No dia, foi lançado o CD Cantos Tikuna magüta arü wiyaegü. O Museu funciona na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão.

Escola em área de risco ganha 10 em provão do MEC

Cercados pela violência de quatro favelas, estudantes do Ciep 1º de Maio, em Santa Cruz, deram exemplo de superação. Os 65 alunos de duas turmas do 5º ano tiveram quase 100% de acertos no simulado para a Prova Brasil do MEC, realizado pela Secretaria Municipal de Educação. Sete acertaram todas as questões de Português e Matemática. A proeza chama a atenção por duas razões: o colégio é uma das 150 Escolas do Amanhã situadas em área de risco e integra a 10ª CRE, que obteve a pior média da rede no teste. (redação)

Shows gratuitos em Jacarepaguá

A Associação Comercial e Industrial de Jacarepaguá vai festejar 50 anos nesta sexta-feira (18) até domingo (20), com shows gratuitos das bandas Paralamas do Sucesso, Biquini Cavadão e Bento e Mariano. As apresentações serão no Mercadão de Jacarepaguá.

Confira a programação


Dia 18/09: sexta-feira, às 21h - Paralamas do Sucesso.
Dia 20/09: sábado, às 21h - Biquíni Cavadão.
Dia 21/09: domingo, às 21h - Bento e Mariano.
(Bom Dia Rio)

Sociedade de Ortopedia dá cartilhas com dicas de segurança no trânsito

Para alertar para os riscos de acidentes com motocicletas, a Sociedade de Ortopedia e Traumatologia vai distribuir cartilhas com orientações e dicas de segurança. É uma forma de tentar diminuir a violência no trânsito. De acordo com a entidade, 18 pessoas morrem por dia, vítimas de acidentes com motocicleta, no Brasil. A distribuição das cartilhas vai ser feita das 9h às 11h, na esquina da Avenida Atlântica com Princesa Isabel, em Copacabana.
(Bom Dia Rio)

Praças de São João de Meriti ganham internet gratuita

A prefeitura de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, oferece até o dia 14 de outubro acesso gratuito à internet banda larga em praças públicas do município. A iniciativa é da Secretaria de Trabalho e Renda. O Projeto Informatizar Móvel terá 17 computadores instalados no Calçadão de Coelho da Rocha, em frente à estação ferroviária. O funcionamento é de segunda a sexta, das 14h às 17h, e cada usuário poderá utilizar o serviço durante 20 minutos.
(Bom Dia Rio)

Confira a localização dos radares da CET-Rio nesta sexta-feira

Nos dois sentidos:
. Avenida Epitácio Pessoa, próximo à Rua Fonte da Saudade;
. Avenida Presidente Vargas/Praça 11, na altura do Monumento a Zumbi doa Palmares;
. Avenida Rodrigues Alves, próximo ao número 455/Posto Chaminé;
. Avenida Embaixador Abelardo Bueno, na altura do número 1.023 (pista lateral);
. Avenida Lúcio Costa (antiga Sernambetiba), na altura da Praça 5 (Reserva do Recreio dos Bandeirantes);
. Avenida Dom João VI – Rei de Portugal e do Brasil, na altura do número 20.501, em frente à Embrapa;
. Avenida Brasil, próximo ao número 25.350;
. Avenida das Américas, na altura do Terminal Rodoviário Alvorada;
. Avenida Santa Cruz, próximo ao número 6.330.

Apenas um sentido:
. Avenida Marechal Rondon, próximo ao número 1.611, sentido único;
. Avenida Infante Dom Henrique, na altura da Praça Nicarágua, sentido Copacabana;
. Avenida 31 de Março, próximo ao Batalhão de Choque/1º BPM, sentido Gamboa;
. Autoestrada Lagoa-Barra, próximo ao Fashion Mall, sentido Barra da Tijuca;
. Avenida Francisco Bicalho, em frente à Fiat, sentido Praça da Bandeira.
(Redação)

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Vacinação contra a paralisia infantil

Sábado, dia 19, é dia da segunda etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil para crianças menores de cinco anos. A Secretaria municipal de Saúde do Rio pretende imunizar 95% da população na faixa etária estabelecida, o que corresponde a 389 mil crianças. Veja AQUI a relação dos 800 postos que funcionarão em toda a cidade, das 8h às 17h.
(Extra Online)

Confira a localização dos radares da CET-Rio nesta quarta-feira

Nos dois sentidos:
. Avenida Presidente Vargas, junto ao Monumento a Zumbi dos Palmares;
. Avenida Rodrigues Alves, na altura do Posto Chaminé e do Armazém 7;
. Estrada do Catonho, próximo ao nº 38;
. Linha Amarela, junto a saída 1A;
. Avenida Salvador Allende, altura do n° 5.500;
. Avenida Dom João VI, em frente à subsede da Embrapa de Guaratiba;
. Avenida Brasil, próximo aos números 35.350 e 42.301.

Apenas um sentido:
. Avenida 31 de Março, sentido Gamboa, próximo ao Batalhão de Choque/1º BPM;
. Avenida Infante Dom Henrique, sentido Copacabana, junto à Praça Nicarágua;
. Avenida Repórter Nestor Moreira, sentido Centro, próximo ao Mourisco;
. Autoestrada Lagoa-Barra, sentido Barra da Tijuca, altura do Fashion Mall;
. Avenida Francisco Bicalho, sentido Praça da Bandeira, em frente à concessionária Fiat.
(Redação)

Bolsa do Rio realiza curso sobre educação financeira para família

A Bovespa realiza, no Rio de Janeiro, o curso Família, que faz parte do programa Educar, criado para difundir conceitos de educação financeira. Voltado para o público adulto, o módulo Família acontece nos dias 21 e 22 de setembro, das 18h30 às 22h. Durante o curso, serão abordados temas como a história do dinheiro, a moeda na economia, orçamento familiar, como investir em ações, a família e o dinheiro, dentre outros. O curso é gratuito e os participantes recebem material didático, em linguagem acessível. Os interessados devem se inscrever no site nas abas Investidor e Cursos.
Clique aqui para se inscrever.
Educar Família - Bovespa
Data: 21 e 22 de setembro (Módulo Família)
Horário: das 18h30 às 22h
Endereço: BM&FBOVESPA Rio de Janeiro - Praça XV de Novembro, 20 - 8º andar
Telefones: (21) 2223-9600 e (21) 2224-0330
(Bom Dia Rio)

Jornal El País aponta Rio como favorito para sediar competição

A imprensa espanhola mostrou preocupação nesta quinta-feira com o relatório de avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre as cidades candidatas aos Jogos Olímpicos de 2016. Os jornais locais ressaltaram que Madri foi duramente criticada e que o Rio de Janeiro aparece como favorito. O jornal "El País" destacou: "O COI castiga com rigor Madri e o Rio toma vantagem". O "La Vanguardia", de Barcelona, afirmou "Tóquio e Rio estão em vantagem". Para o esportivo Marca, a capital fluminense "é a que sai mais reforçada".
(G1)

Inaugurado novo recuo para ônibus em frente ao Barra Shopping


Os frequentadores do Barra Shopping, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, ganharam mais conforto e facilidade para ter acesso ao estabelecimento. Foi inaugurado o recuo dos pontos de ônibus que ficam localizados em frente ao shopping, na Avenida das Américas. Segundo administração do shopping, foram construídos oito novas baias específicas para as paradas, um canteiro central arborizado para divisão do recuo, além da instalação de um novo sistema de iluminação dos pontos de ônibus. Antes, não haviam baias separadas por linhas, o que dificultava muito os usuários e deixava o trânsito mais confuso na região.
(G1)

Porcão vai à Justiça para manter restaurante no Aterro

A rede Porcão informou nesta quarta-feira (16) que vai recorrer da decisão que concedeu ao restaurante Garcia & Rodrigues o direito de usar o imóvel no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio, que a churrascaria ocupa há dez anos. O resultado da licitação foi divulgado na segunda-feira (14). O Garcia & Rodrigues ofereceu o pagamento de R$ 512 mil mensais, enquanto o concorrente ofereceu R$ 346 mil. A churrascaria tinha a permissão de uso da área desde 1998. Segundo a Secretaria municipal da Fazenda, o lance mínimo era de R$ 328 mil por mês.
(G1)

Centro, Tijuca, Zona Sul e pontos turísticos ganharão 350 câmeras

Os pontos turísticos e as principais ruas comerciais do Centro, da Tijuca e dos bairros da Zona Sul começarão a ser filmados, a partir de janeiro, por 350 câmeras de segurança. Os equipamentos, que têm capacidade de giro de 360 graus e captam imagens a até 1,5 quilômetro de distância, repassarão em tempo real as imagens para nova central de monitoramento da Guarda Municipal (GM), que será instalada na sede, em São Cristóvão. A expectativa do município é que todo sistema, montado gradativamente, esteja operando até junho.
(O Dia Online)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Expo Estude no Exterior traz ao Rio de Janeiro opções de cursos e de trabalho

A 17ª edição da Expo Estude no Exterior percorrerá cinco cidades brasileiras em setembro e desembarca primeiro no Rio de Janeiro, no dia 17 de setembro, no Hotel JW Marriott. A feira permitirá aos visitantes contato direto com diretores de escolas de idiomas e de ensino médio, cursos de graduação, mestrado, doutorado e MBAs de pelo menos 10 países como Espanha, Canadá, Nova Zelândia, Estados Unidos e Itália. No Rio, participam instituições renomadas, como as universidades The University of Western Australia, da Austrália, a Università Cattolica Del Sacro Cuore, da Itália, ou a University of Alabama, dos Estados Unidos. As inscrições podem ser feitas pelo site www.estudenoexterior.com/feira2009 e os participantes concorrem a bolsas de estudo no Canadá e na Argentina, com direito a hospedagem e passagens. Para participar da feira, basta realizar um cadastro no site www.estudenoexterior.com/feira2009. Os interessados recebem um convite por e-mail e ainda concorrem a duas viagens de quatro semanas, com acomodação e passagens aéreas, para a realização de cursos de Espanhol na Argentina ou de Inglês no Canadá.
(O Globo Online)

Rio será tema do Guia Michelin

O Rio de Janeiro será a primeira cidade da América do Sul a ser tema de um volume exclusivo do Guia Michelin, publicação considerada uma espécie de bíblia mundial para o setor turístico. O governador Sérgio Cabral participou do lançamento, na embaixada do Brasil em Paris, na França, e declarou que o guia se soma a todos os esforços dos três níveis de governo (estadual, municipal e federal) para o Rio sediar as Olimpíadas de 2016. "Estamos na reta final da disputa com Chicago, Madri e Tóquio para que a cidade do Rio seja a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O lançamento do Guia Michelin agora, a poucos dias da decisão de 2 de outubro, dá um enorme reforço de credibilidade para a nossa campanha. Não há no mundo publicação deste gênero com mais prestígio", afirmou o governador, ao lado do presidente mundial da Michelin, Michel Rollier.
(Agência Rio de Notícias)

Evento na Uerj questiona a função da escola no Brasil de hoje

Professores, pedagogos e demais profissionais e estudantes da área de Educação podem participar de dois eventos acadêmicos promovidos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj): o IV Encontro de Transpsicomotricidade (18 e 19 de setembro) e o VI Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea (1° a 3 de outubro). No Encontro de Transpsicomotricidade, há espaço para discutir temas relacionados à corporeidade, educação e saúde. Coordenado pela Faculdade de Educação da Uerj, o evento trará convidados que debaterão também os tipos de intervenções para os quais a psicomotricidade de base complexa possa servir como instrumento de ação. As inscrições para o Simpósio podem ser feitas pela internet, na página (www.cepuerj.uerj.br) do Centro de Produção da Uerj. Dúvidas sobre a apresentação de trabalhos podem ser encaminhadas por o e-mail (nepe_cap@uerj.br). As taxas de inscrição são de R$ 25,00 (estudantes) e R$ 40,00 (profissionais) para cada um dos eventos. Outras informações pelo telefone (21) 2334-0639.
(O Dia Online)

Confira a localização dos radares da CET-Rio nesta quarta-feira

Nos dois sentidos:
. Avenida Presidente Vargas, junto ao Monumento a Zumbi dos Palmares;
. Avenida Rodrigues Alves, na altura do Posto Chaminé e do Armazém 7;
. Estrada do Catonho, próximo ao nº 38;
. Linha Amarela, junto a saída 1A;
. Avenida Salvador Allende, altura do n° 5.500;
. Avenida Dom João VI, em frente à subsede da Embrapa de Guaratiba;
. Avenida Brasil, próximo aos números 35.350 e 42.301.

Apenas um sentido:
. Avenida 31 de Março, sentido Gamboa, próximo ao Batalhão de Choque/1º BPM;
. Avenida Infante Dom Henrique, sentido Copacabana, junto à Praça Nicarágua;
. Avenida Repórter Nestor Moreira, sentido Centro, próximo ao Mourisco;
. Autoestrada Lagoa-Barra, sentido Barra da Tijuca, altura do Fashion Mall;
. Avenida Francisco Bicalho, sentido Praça da Bandeira, em frente à concessionária Fiat.
(Redação)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Rio vai ganhar mais 11 estações de aluguel de bicicletas

A partir de outubro, os cariocas vão ganhar mais 11 estações de bicicletas de aluguel. A iniciativa faz parte do projeto Pedala Rio e vai contemplar os bairros da Gávea, Ipanema, Leblon e Lagoa, todos na Zona Sul do Rio. As estações ficarão em pontos como a Praça Santos Dummont, na Gávea; Praça Antero Quental e Jardim de Alah, no Leblon; Parque do Cantagalo e Praça General Osório, em Ipanema. Atualmente, o Rio tem oito estações de aluguel de bicicletas em Copacabana, também Zona Sul. Com os novos pontos, a cidade terá 19 estações e 190 bicicletas. Em dezembro, os próximos bairros contemplados serão Botafogo, Flamengo, ambos na Zona Sul, e o Centro da cidade, onde mais 19 estações serão construídas e outras 190 bicicletas ficarão à disposição da população.

Como alugar

Para alugar, o usuário tem que adquirir passes, que dão direito a viagens de até 30 minutos. Acima deste período, o usuário passa a pagar um valor adicional, chamado de viagem remunerada. O passe pode ser de 1 dia (R$ 10), 3 dias (R$ 15), 6 meses (R$ 50) ou 1 ano (R$ 100). É preciso fazer um cadastro no site www.mobilicidade.com.br para adquirir os passes eletrônicos. O pagamento é feito com cartão de crédito e as bicicletas são liberadas nas estações por meio do celular.
(G1)

Morre o ator Patrick Swayze e seu último trabalho será lançado em DVD no Brasil

Após quase dois anos de luta contra o câncer no pâncreas, morreu nesta terça-feira (15), ao lado da família, o ator americano Patrick Swayze, aos 57 anos. Conhecido por seus papéis nos filmes ‘Dirty Dancing’ e ‘Ghost’, ele descobriu a doença em março de 2008. Ainda sim chegou a atuar no seriado ‘The Beast’, em que interpretou o agente do FBI Charles Barker, um drama do canal A&E, que será lançada em DVD no Brasil pela Sony Pictures nesta quarta-feira. Na série, rodada em 2008, durante tratamento do astro, Patrick Swayze viveu o nada ortodoxo Charles Barker. O veterano no FBI, apesar de considerado o melhor no ramo, foi colocado em dúvida por seus colegas de trabalho. Um novato chamado Ellis Dove (Travis Fimmel) é designado para investigar a vida de Barker disfarçando-se de parceiro. Escrita por Vincent Angell (dos seriados "Californication", "Cold case", "The shield" e "24 Horas"), esta é a primeira e única temporada de "The beast".
(O Globo Online)

Rio terá Dia Mundial sem Carro com estacionamento proibido no Centro

No próximo dia 22 (terça-feira), a cidade do Rio adere à campanha do Dia Mundial sem Carro, uma iniciativa que já é um sucesso em grandes capitais do mundo e tem como objetivo estimular o uso do transporte público e de outras alternativas de locomoção, como a bicicleta e a caminhada em trajetos curtos. Entre as ações previstas para o dia no Rio, a principal será a proibição do estacionamento no quadrilátero que tem como limite a Rua Santa Luzia, a Avenida Presidente Antônio Carlos, a Rua da Assembleia e a Avenida Rio Branco, todas no Centro da cidade. Esse trecho concentra 510 vagas entre o Rio Rotativo e vagas oficiais. No Buraco do Lume, também no Centro, haverá atividades culturais e educativas, sempre com o intuito de estimular a reflexão da população sobre o uso excessivo dos carros. Nos prédios municipais, também será proibido o estacionamento de carros, com exceção apenas para os veículos operacionais. Serão sorteados passes de bicicletas públicas entre os servidores.
(G1)

PM treina 16 filhotes de cães para a Copa de 2014

De olho na Copa do Mundo de 2014, que terá como sede o Brasil, a Companhia Independente de Policiamento com Cães da Polícia Militar está treinando 16 filhotes de cinco raças diferentes para atuar no patrulhamento da cidade do Rio. Os filhotes, que têm entre 1 e 8 meses de vida, recebem treinamento diário de adestramento e condicionamento na sede da Companhia, em Olaria, no subúrbio, e devem ir para as ruas no final de 2010.
(G1)

'Ponte Aérea Portenha - Eletrotango' estreia no Centro Cultural Banco do Brasil

O CCBB será palco, a partir desta terça-feira (15.09), do celebrado encontro entre o tango e a música eletrônica. Em Buenos Aires, o chamado "eletrotango" tem renovado o tradicional ritmo dos salões de dança, apoiado em ícones como o Gotan Project e o Bajofondo Tango Club. Por aqui, a renovação aparece com o projeto Ponte Aérea Portenha - Eletrotango, que se repete por quatro terças-feiras, até o dia 6 de outubro, no Teatro II do centro cultural, com supervisão musical do percussionista argentino Ramiro Musotto. Apresentam-se quatros grupos de Buenos Aires, alguns deles pela primeira vez no Brasil: Tanghetto, Otros Aires, Narcotango e San Telmo Lounge. A primeira atração, que sobe ao palco nesta terça (15.09), é o Tanghetto. O grupo, apesar de não ser um dos precursores do eletrotango, levou novas tendências ao gênero, ao acrescentar toques de de flamenco, ritmos latinos e jazz. A ideia é agregar o resultado de uma pesquisa que fazem com grupos de imigrantes argentinos no exterior.
Ponte Aérea Portenha - Eletrotango. Todas as terças, de 15 de setembro a 6 de outubro, às 12h30m e 18h30m. Centro Cultural Banco do Brasil, Teatro II: Rua Primeiro de Março 66, Centro. Tel: 3808-2020. Preço: R$ 6 e R$ 3 (meia-entrada).
(O Globo Online)

Audiência pública discute novas proposta para o transporte no Rio

Uma audiência pública sobre transportes, para o plano diretor do município do Rio, discutiu, ontem, segunda-feira (14), novas propostas para o setor. Representantes dos sindicatos de vans, dos metroviários, da associação de moradores de cerca de 20 bairros, além do secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, e especialistas na área de transportes participaram da audiência, na Câmara de Vereadores. Sansão apresentou o projeto do executivo para a área de transportes no plano diretor. Entre as ações, estão a ampliação do metrô, corredores exclusivos para ônibus além de outras iniciativas como ampliação do setor hidroviário. Representantes dos sindicatos de vans criticaram o processo de licitação das vans e o aumento no número de ônibus para suprir a redução na frota do transporte alternativo. “Agora a cidade está ai, a prefeitura precisa dar uma solução. Os projetos que o secretário expôs são muito interessantes, mas resta este nó do tranporte alternativo que precisa ser resolvido”, disse a presidente da comissão do plano diretor Aspásia Camargo.
(G1)

Praias da Ilha do Governador podem ser liberadas para o banho no ano que vem

A Ilha do Governador vai dar praia em 2010. Pelo menos é o que espera o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que vem colhendo boas notícias das amostras das águas da Baía de Guanabara que banham o bairro. Em quase 30 anos de análise das praias, o índice de sujeira nunca esteve tão baixo. Mas o banhista afoito vai ter de esperar: ainda não dá para mergulhar de cabeça, pois a condição em todas as 11 praias permanece imprópria.

PAQUETÁ LIBERADA
Não é só a Ilha do Governador que está comemorando a maré limpa. Na ‘vizinha’ Ilha de Paquetá, as praias da Moreninha, Imbuca, Ribeira, Grossa, Tamoios, Catimbau, José Bonifácio e Pintor Castagneto já estão prontas — e com água limpa — para receber banhistas.
(O Dia Online)

Inscrições para concurso público do DER começam nesta terça-feira

O concurso público do Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ) inicia nesta terça-feira, dia 15, o período de inscrições para o preenchimento de 57 oportunidades no órgão. De acordo com a documentação, essas vagas estão dividas em cargos de níveis médios e superior completo, sendo 25 vagas para Engenheiro Civil, 2 vagas para técnico de comunicação social (ambos de nível superior) e 30 para técnicos de Estradas ( ensino médio técnico). O edital e execução do concurso estão sob responsabilidade da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro). As inscrições devem ser realizadas até o dia 12 de outubro, realizadas via internet, pelo site www.ceperj.rj.gov.br ou nos postos da Ceperj. A taxa de inscrição deverá ser paga via boleto bancário, custando R$ 50 para cargos de nível superior e R$ 30 para nível médio. As provas serão aplicadas no dia 8 de novembro, com questões objetivas para todos os cargos. Os salários para oportunidades do nível superior no DER estão definidos em R$ 2 mil e vencimentos de R$ 1mil para as vagas de nível médio técnico.
O candidato pode obter mais informações sobre o edital do concurso pelos telefones: (21) 233417122/7125/7130 ou pelo site www.ceperj.rj.gov.br . O Edital Completo e o Conteúdo Programático do Concurso Público do DER pode ser analisado acessando o seguinte link: www.fesp.rj.gov.br/fesp_2007/concursos/der/edital.doc
(JB Online)

Confira a localização dos radares da CET-Rio nesta terça-feira

Nos dois sentidos:
. Avenida Presidente Vargas /Praça 11, junto ao Monumento a Zumbi dos Palmares;
. Avenida Epitácio Pessoa, próximo à Rua Fonte da Saudade;
. Avenida Rodrigues Alves, na altura do nº 455/Posto Chaminé;
. Avenida das Américas, próximo ao Terminal Rodoviário Alvorada;
. Avenida Embaixador Abelardo Bueno, na altura do nº 1.023 (pista lateral);
. Avenida Lúcio Costa, na altura da Praça 5 (Reserva do Recreio dos Bandeirantes);
. Avenida Dom João VI – Rei de Portugal e do Brasil, na altura do nº 29.501, em frente à Embrapa;
. Avenida Brasil, próximo aos números 35.350 e 42.301.

Apenas um sentido:
. Avenida Infante Dom Henrique, junto à Praça Nicarágua, sentido Copacabana;
. Avenida Repórter Nestor Moreira, próximo ao Mourisco, sentido Centro;
. Autoestrada Lagoa-Barra, altura do Fashion Mall, sentido Barra da Tijuca;
. Avenida Francisco Bicalho, em frente à Fiat, sentido Praça da Bandeira.
(Redação)

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Arolde de Oliveira participa do programa "Parlamento com Deus"

O Deputado Federal Arolde de Oliveira participou hoje, segunda-feira (14), da gravação do programa “Parlamento com Deus” da TV ALERJ, juntamente com a Deputada Estadual Graça Pereira e foi entrevistado pela jornalista Rogéria Gomes com o tema “Pedofilia”. A proposta do programa é levar aos telespectadores a campanha pela vida “Todos contra a pedofilia”. O programa será exibido no próximo sábado e domingo (19 e 20) às 14h, no canal 12 da Net. O e-mail do programa é tvcomdeus@alerj.rj.gov.br.
(Redação)

Crianças e famílias lotam a Bienal

Milhares de pessoas aproveitaram o domingo para ir até a Bienal do Livro, no Riocentro. Até as crianças fizeram fila para conseguir autógrafos dos escritores preferidos. O primeiro fim de semana da Bienal foi das famílias, que lotaram os pavilhões do Riocentro. Não era para menos. Nos estandes, um milhão de livros e revistas, que podem ser comprados até por R$ 1. Também foi preciso enfrentar longas filas para chegar perto dos escritores que formaram tantas gerações . Ziraldo deu mais de mil autógrafos: “Eu adoro fazer isso, eu gosto. Faz sentido para mim”, disse o desenhista e cartunistas.
(Bom Dia Rio)

Banco do Brasil distribui kit para facilitar troco no Rio

O Banco do Brasil começa a distribuir nesta segunda-feira (14) um kit para ajudar pequenos comerciantes do Rio de Janeiro a facilitar o troco. A distribuição será na Marechal Floriano, número 114, no Centro do cidade. Será fornecido um kit troco de R$ 100 para pequenos comerciantes, sejam eles correntistas ou não da instituição. Em cada estado, o BB disponibilizará uma agência para efetuar o serviço. A medida faz parte da estratégia do Banco Central para ampliar a oferta de troco no comércio. O kit é composto de moedas de diferentes valores, agrupadas em um saco plástico, que totalizam R$ 100.
(Agência Rio de Notícias)

Ônibus de graça levam passageiros de van até o Centro do Rio

Desde as 4h30 desta segunda-feira (14) começaram a circular seis ônibus especiais para levar de graça até a Central do Brasil os passageiros que chegam em vans intermunicipais ao ponto da Avenida Francisco Bicalho, em frente à estação da Leopoldina. Assim, o Departamento de Transportes Rodoviários do estado (Detro) atende uma das principais reivindicações dos passageiros. Eles reclamavam que tinham de pegar outra condução e pagar nova passagem para chegar ao Centro do Rio. O Detro publica nesta segunda-feira (14), no Diário Oficial, uma portaria criando grupo de estudos para analisar a implantação da tarifa integradas para linhas de vans intermunicipais e ônibus municipais para fazer a ligação da Leopoldina ao Centro.
(G1)