sexta-feira, 27 de junho de 2014

Quadra da Vila abre os portões para jog do Brasil

Com arenas espalhadas por toda a cidade, a quadra da Vila Isabel será mais uma das opções para quem quiser torcer para o Brasil no próximo sábado.
A partir do meio-dia, o espaço localizado no coração de Vila isabel, vai receber o público. Com entrada gratuita, a Arena da Vila terá as apresentações do Grupo Dhialeto e Dj Bamboocha para animar a torcida brasileira.
A partida entre Brasil e Chile pelas oitavas de final começa às 13h e será transmitida em um telão HD. Haverá sorteio de brindes e, entre eles, uma TV de LED 42''. Até o final do jogo a cerveja custa apenas R$ 0,99.
A quadra da agremiação fica no Boulevard 28 de setembro, 382, em Vila Isabel. (Natijuca/Redação)

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Jazz no Méier

Na sexta-feira, dia 27, a praça Agripino Grieco é ocupada pelo Jazz de Lourenço Vasconcellos e amigos. O evento, promovido pelo coletivo “Perto do Leão do Méier”, tem participação gratuita. 
O coletivo promove atividades gratuitas no local, próximo ao Leão, símbolo do bairro, que fica na rua Dias da Cruz. E, este é o primeiro show de Jazz do projeto em seis meses de existência.
Junto a Lourenço chegam à pracinha o violonista Luiz Potter, o saxofonista Scott Hill, o guitarrista Gabriel Ballesté, a flautista Karina Neves, o Guitarrista Pedro Franco, o flautista Jeferson Souza, o baixista Chico Oliveira e o baterista Antonio Neves. Nos intervalos do show rola a discotecagem de Dj Pátrida, de Minas Gerais. 
O evento está marcado para às 21h. Mais informações no evento do Facebook. (Catraca/Redação)

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Arena da Penha recebe a Orquestra Afroreggae

No próximo sábado, dia 21, a Arena Carioca Dicró, na Penha, recebe a Orquestra Afroreggae. O show contará com um repertório que inclui os temas do Superman e Indiana Jones, Odeon, Prelúdio do Villalobos, Mozart e Aquarela do Brasil.
Jean Philippe e Giuseppe Laucas dividem o papel de líderes da Orquestra AfroReggae. Os dois rapazes são estudantes de música da UFRJ e trabalham como Maestros sob a coordenação do primeiro regente do grupo, Guilherme Carvalho, comandando os 21 músicos que formam o grupo. 
A apresentação acontece às 18h e tem entrada gratuita. (Caraca/Redação)

Polícia indicia 5 suspeitos de matar jovem na Cidade de Deus, no Rio

A Polícia Civil descartou a possibilidade de envolvimento de PMs na morte de Lucas Farias dos Santos, de 13 anos, na localidade conhecida como Caratê, na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio, e indiciou cinco homens pelo crime. O jovem levou um tiro no peito, foi socorrido, mas morreu durante uma cirurgia no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, na semana passada.
Como mostrou o Bom Dia Rio nesta sexta-feira (20), segundo o delegado Geneton Lages, da Divisão de Homicídios (DH), o crime ocorreu durante uma troca de tiros entre PMs e suspeitos.
“Ocorre que muito próximo de onde os tiros estavam sendo recebidos pelos policiais, o garoto vinha chegando de bicicleta. O posicionamento dele foi muito importante pra definir a impossibilidade de os policiais serem os autores, porque, na verdade, ele está na retaguarda dos policiais. E aí, de pronto, a gente afasta os policiais. E coloca quem como autor? Um daqueles traficantes”, explicou.
Testemunhas confirmam
Ainda segundo a polícia, as testemunhas que passavam pelo local do crime confirmaram a presença de suspeitos armados e o posicionamento delas de acordo com o que foi sugerido pelas investigações. “Ouvimos testemunhas que estavam próximas. Uma testemunha viu os caras armados, confirmou a troca de tiro e mais: confirmou o posicionamento de todo mundo que estava ali”, confirmou Lages. 

O delegado da especializada contou que os cinco suspeitos envolvidos no tiroteio são: Leonel Alvez de Jesus, Thiago dos Santos, conhecido como Guia, Victor Hugo Cazumba Passagem, o Dorime, Júlio César Batista de Santana, o Dimaçã, e Ricardo Eduardo Alves Correa Damião, o Neném.
A Justiça expediu mandados de prisão temporária para eles que, segundo a polícia, já são considerados foragidos. Segundo os agentes que prestaram depoimento, pelo menos dois suspeitos, Leonel Alvez e Ricardo Damião, estavam armados e atirando no momento do crime.
'Não teve tiroteio', diz pai
Na segunda-feira, moradores da comunidade fizeram um protesto. Segundo eles, o garoto foi atingido quando policiais entraram atirando em um beco. A equipe de reportagem conversou com Paulo Farias, pai de Lucas. Ele contou que, no momento em que o filho foi baleado, andando de bicicleta, o filho levava o irmão caçula, de 11 anos, na garupa.

“Não teve tiroteio. Eu mesmo, dentro de casa, só escutei um tiro e o meu filho que tava atrás da bicicleta não escutou vários tiros. Se não, se fossem vários tiros, acho que meu filho tinha morrido também porque eles estavam juntos. Meu filho [caçula] falou que só viu o carro da polícia passar e o irmão dele levar o tiro”, contou.
Reconstituição
A polícia confirmou também que a reconstituição da morte será feita nos próximos dias. Além dos cinco homens, já identificados, está sendo investigada também a participação de outros criminosos.

“Existe uma tentativa de homicídio em face dos policiais, primeira coisa. Segunda, há um homicídio, que quem deve responder são os traficantes, que, na verdade, agiram tentando matar um policial, erraram e acabaram matando o garoto. Agora, eu vou ter que prender esses cinco pra saber quem são os outros, porque, pode ser que o atirador seja um dos vulgos que eu não identifiquei. Pelo que os policiais me disseram, quem pode ter dado o disparo foi um dos identificados”, explicou o delegado. (G1/Redação)

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Exposição sobre campos de futebol na periferia na Luciana Caravello Arte Contemporânea

A Luciana Caravello Arte Contemporânea apresenta a exposição “Pelada”, do fotógrafo Leonardo Finotti, em cartaz até o dia 19 de julho, com entrada franca, na Rua Barão de Jaguaripe, 387 - Ipanema, telefone: 21 2523-4646.

A mostra conta  com 11 fotografias aéreas inéditas e recentes sobre campos de futebol na periferia de São Paulo, com curadoria de Waldick Jatobá.

Além do interesse natural em olhar para a arquitetura do que se constrói para Copa do Mundo, Finotti se interessou em lançar sua mirada em uma direção contrária. Na exposição “Pelada”, ele investigou entre 2007 e 2013 a relação entre os campos localizados na periferia da cidade de São Paulo e o contexto em que estão inseridos.   Sua fotografia é organizada em torno da estrutura espacial de cada projeto, mas neste projeto a favela ocupa um espaço onde a estrutura planejada é quase inexistente. Construção espontânea e contínua compõe uma imagem aleatória quase caótica.

Ao fotografar a periferia da cidade de São Paulo a partir do ar, ele descobre que os campos de futebol introduzem uma referência espacial, uma estrutura, algo sagrado de alguma forma. Estes campos, na maioria dos casos, são os únicos espaços públicos dos bairros, e são verdadeiras áreas de resistência do domínio público. Estabelecem uma nova imagem cívica de respeito pelo espaço comum. Mostram, sem publicidade e sem patrocinadores, o verdadeiro poder da relação entre o futebol e as pessoas, a arte e a política. (Catraca/Redação)

Estúdio de TV inglesa é apedrejado em protesto em Copacabana, no Rio

O estúdio da TV inglesa ITV foi apedrejado durante protesto na noite desta quinta-feira (12) em Copacabana, Zona Sul do Rio. A informação foi confirmada por uma produtora do International Broadcast Center (IBC), centro de transmissão de emissoras internacionais na Copa do Mundo, montado na Praia de Copacabana, próximo do local onde foi instalada a arena Fifa Fan Fest, que transmite os jogos num telão e apresenta atrações musicais. A produtora não quis se identificar. As manifestações contra os gastos da Copa do Mundo começaram pela manhã na região central da cidade e se estenderam até o cartão-postal.

O dia da abertura da Copa do Mundo no Rio foi marcado por protestos contra a realização do Mundial no Centro e Zona Sul. A primeira manifestação reuniu mais de mil pessoas na Lapa, no fim da manhã desta quinta-feira (12), segundo estimativa da Polícia Militar.
O ato começou pacífico, mas terminou em confusão na Lapa, com dois policiais levemente feridos e quatro pessoas detidas, segundo a corporação.
O segundo protesto, que aconteceu na Praia de Copacabana, nas proximidades do Fifa Fan Fest, teve momentos de tensão, inclusive com duas pessoas presas.
Leandro dos Santos Ferreira e Leandro Afonso Ferreira de Oliveira foram presos em flagrante por porte de explosivo. Eles estavam com mochilas com o material, encaminhado à perícia para análise. (G1/Redação)

terça-feira, 10 de junho de 2014

Copa do Mundo 2014: Festa durante o evento

Faltam só 03 dias para a Copa do Mundo começar e, durante o evento, várias festas vão agitar a cidade. Se você não conseguiu ingressos para os jogos, não pecisa ficar triste. Muitos lugares vão reunir a galera para ver os jogos e fazer aquela festa! Vambora torcer juntos pela seleção? Confira a programação aí embaixo!

Arena Brahma Lagoa: o Clube Monte Líbano vai transmitir os jogos do Brasil em painel de led gigante, com DJ’s, roda de samba e MC’s(funk) antes e depois das partidas. Os ingressos podem ser comprados pelo site Ingresso Certo.

Fill the Cup: entre os dias 08 de junho e 13 de julho, vão rolar várias festas no Village Jockey Club. Os jogos do Brasil também serão transmitidos por lá com muita festa. Os ingressos  estão à venda no site Ingresso Certo.

Parque da Bola Rio:  neste espaço, que fica localizado no Jockey Club, os torcedores vão poder se reunir para ver as partidas. Por lá também vão rolar shows e exposições, além de uma roda gigante de 20 metros. Já estão confirmados os shows da cantora Mart’nália, no dia 13 de junho, e do cantor Dudu Nobre, no dia 20 de junho. Horário: das 12h30 às 21h30.

Casa Fenomenal da Nike: aos sábados, entre os dias 07 de junho e 12 de julho, a casa inaugurada especialmente para a Copa vai receber várias atrações. Já estão confirmados Marcelo D2, Thiaguinho e Baile da Favorita. A entrada é gratuita, mas é preciso fazerinscrição no site do espaço e aguardar a confirmação. Ainda será oferecido transporte gratuito durante o horário de funcionamento da casa (o ponto de encontro será a Avenida Rio Branco, 1). Corre para fazer sua inscrição!

Arena Budweiser: na Sede de Remo do Flamengo, vão rolar as festas da Budweiser durante os jogos do Brasil. Os torcedores poderão ver os jogos às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas e curtir a bela paisagem da região. A cerveja estará liberada desde a abertura da Arena até o início do jogo. Os ingressos podem ser comprados pelo site Ingresso Certo.

Golearte: o Circo Voador também entrou no clima da Copa e vai transmitir os jogos do Brasil ao vivo. Esta é a 3ª edição do projeto GOLEARTE, criado especialmente para o evento das Copas (2006/2010/2014). Após o jogo, a Orquestra Voadora sobe ao palco para comandar a festa. Os intervalos ficam por conta da seleção musical do DJ Lencinho que também ataca de Mestre de Cerimônias do evento. A cada gol do Brasil será oferecido rodada de chopp duplo durante 5 minutos.  A entrada é franca. Basta se cadastrar no site (www.circovoador.com.br). Os portões abrem duas horas antes das partidas.

FIFA Fan Fest: durante os jogos, a praia de Copacabana (na altura da praia do Leme) será palco de mais uma edição do FIFA Fan Fest. Entre as atrações confirmadas estão Naldo, Anitta, Dudu Nobre, Arlindo Cruz, Sandra de Sá, Sorriso Maroto e os blocos Suvaco de Cristo e Cordão do Bola Preta. Os shows serão gratuitos!

Alzirão: na Rua Alzira Brandão, localizada na Tijuca, haverá transmissão ao vivo dos jogos do Brasil. E após o apito final, como já virou tradição, os torcedores farão aquela festa com muita música!  Dia 12, após o jogo Brasil x Croácia, vão rolar shows do grupo Bom Gosto, Luiz Ayrão, Unidos da Tijuca e Dennis DJ. No dia 17, após o jogo Brasil x México, animarão a festa Naldo, Unidos da Tijuca e DJ Nelsinho. E no dia 23, após o jogo Brasil x Camarões, quem subirá ao palco é a Turma do Pagode, a bateria da Unidos da Tijuca e Dennis DJ.

Ex-governador Marcello Alencar morre no Rio, informam deputados

O ex-governador do Rio de Janeiro Marcello Alencar, de 88 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (10), como informou o Bom Dia Rio. Segundo informações do deputado federal Otávio Leite (PSDB), Alencar morreu em casa, por volta das 4h20, por complicações de saúde causadas por três acidentes vasculares cerebrais (AVC). Ele morava em São Conrado, na Zona Sul carioca. 
O velório de Alencar está marcado para as 9h desta quarta-feira (11) no Palácio da Cidade, sede do poder municipal, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, segundo o partido.
Vai deixar saudade', diz afilhada
Os netos do político deixaram a casa do avô, em São Conrado, por volta das 9h45. Segundo eles, Marcello Alencar era diabético e vinha tendo convulsões recentemente.

"Eu realmente estou triste, mas por dentro estou feliz, porque agora ele pode descansar", disse Manuel Felipe Alencar, um dos netos.
Outras familiares também chegavam aos poucos a residência do ex-governador. A afilhada Priscilla Rocha disse que ele era muito querido na carreira pública.
"Tio Marcelo vai deixar saudade, um homem íntegro, um homem de exemplo. A gente quer que ele descanse em paz e deixe esse legado bonito para o Rio de Janeiro", disse.
Alencar foi advogado de presos políticos e está entre os oito parlamentares que perderam o mandato entre 1966 e 1969, após o AI5 (Ato Inconstitucional n° 5), que suspendeu garantias constitucionais durante a ditadura militar. Em cerimônias em 2012, ele recebeu simbolicamente o mandato de volta no Senado e na Câmara dos Deputados. 
Trajetória política
O político governou o Rio de 1995 a 1999. Durante esse período, inaugurou a Via Light, que liga a capital ao município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Seu governo também ampliou o sistema de Metrô, com estações da Linha 2 até a Pavuna, e privatizou empresas estatais, como o Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj) e serviços de transportes. Apesar do histórico da defesa de direitos humanos na ditadura, o secretário de segurança do governo Alencar foi o general Nilton Cerqueira, ligado aos governos militares.

Marcello Alencar também foi senador pelo antigo estado da Guanabara e prefeito do Rio em duas ocasiões. Num dos mandatos, implantou o Rio-Orla, projeto urbanístico que remodelou os calçadões das avenidas litorâneas com a instalação de ciclovias. Além disso, o ex-governador foi presidente do PSDB do Rio por duas vezes: seu primeiro mandato foi de 1993 a 1995, e o segundo, de 2001 a 2005.
A morte de Alencar foi confirmada pelo deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB) e presidente estadual do partido, em sua conta no Facebook. "É com pesar que informo a morte do ex-prefeito do Rio e ex-governador Marcello Alencar, aos 88 anos, na madrugada desta terça-feira. Tinha Marcello Alencar como um honrado e respeitado homem público, além de grande líder. Meus pêsames à família e aos muitos amigos que deixa", escreveu o parlamentar.
Posteriormente, em entrevista ao G1, Rocha lembrou que Alencar era presidente de honra do PSDB e que, mesmo adoentado, sem poder se locomover, mantinha-se lúcido e atuante nas decisões políticias do partido.
"Ele foi uma referência política muito importante, em especial e intensamente para mim, que fui seu vice-governador e secretário de Obras, quando ele foi prefeito. Sempre o visitava para conversar, e ele gostava de se manter atualizado sobre as questões políticas", disse Rocha. Em nota, o PSDB manifestou pesar pelo "falecimento de um de seus mais ilustres representantes". (G1/Redação)

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Exposição da ONU sobre escravidão em cartaz no Museu da Justiça

O Museu da Justiça do Rio de Janeiro promove a exposição “Forever Free- Livres para Sempre”, sobre a história do tráfico de escravos no mundo, em cartaz até o final de setembro e com entrada gratuita.

A mostra é composta por um conjunto de painéis do Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC Rio), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Também integram a exposição documentos históricos referentes à libertação de escravos entre os anos de 1838 e 1886, e objetos do século XIX, pertencentes ao Museu do Negro, da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos. (Catraca/Redação)

Metroviários do Rio farão assembleia nesta terça-feira para votar greve

Uma assembleia dos trabalhadores do metrô do Rio, nesta terça-feira, às 18h30m, definirá se a categoria entrará em greve por tempo indeterminado. Em negociações com a concessionária Metrô Rio, desde o início do mês passado, os metroviários aprovaram um indicativo de paralisação na última semana diante da persistência de impasses sobre a pauta de reivindicações.

— Já ocorreram cinco encontros e não chegamos até um acordo. Temos o menor salário do Brasil apesar de sermos o segundo estado que mais transporta passageiros no sistema metroviário por dia, perdendo apenas de São Paulo — afirmou Heber Fernandes da Silva, presidente do Sindicato dos Metroviários do Rio (Simerj).

Ainda de acordo com o sindicalista, mais duas reuniões entre representantes do Simerj e do Metrô Rio deverão acontecer antes da assembleia dos metroviários que vai deliberar sobre a possível greve.

— Nossa pauta está centrada em plano de cargos e salários, bem como uma correção salarial de 15%, válida para cesta básica e cartão alimentação também. Queremos discutir, ainda, a defasagem de setores como pilotagem, manutenção e segurança — enfatizou Heber.

Questionada sobre a possibilidade de paralisação dos metroviários, a concessionária Metrô Rio informou apenas que a negociação com a categoria está em andamento. Atualmente, o sistema transporta quase um milhão de passageiros por dia.

Em São Paulo, após cinco dia de paralisação, a companhia de metrô anunciou a demissão de 60 metroviários grevistas. O movimento foi mantido pela categoria mesmo com a decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que no último domingo considerou a greve abusiva. (G1/Redação)



sexta-feira, 6 de junho de 2014

Jazz ocupa a Pedra do Sal no sábado

No sábado, dia 07, acontece mais uma edição do Jazz na Pedra do Sal. O evento conta com apresentação gratuita do baterista Guga Pellicciotti com músicos do instrumental carioca convidados.
Na abertura e nos intervalos rola discotecagem do DJ Egil. O evento acontece todo primeiro sábado do mês. A festa começa às 18h e segue até 0h. Mais informações no evento do Facebook. (Catraca/Redação)

Motoboys protestam no centro do Rio na manhã desta sexta


Motoboys fazem manifestação, na manhã desta sexta-feira, no Centro. O grupo, formado por cerca de 150 pessoas, fechou a pista central da Avenida Presidente Vargas, desde a altura da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova. O grupo seguiu até a Candelária. Por meio de faixas e cartazes, eles chamam atenção para o "Movimento Periculosidade Já".

Carros da Polícia Militar e a Guarda Municipal acompanharam o protesto, que é pacífico. A manifestação na principal via do Centro causou um enorme congestionamento na Região Metropolitana. Ao longo da Avenida Presidente Vargas, motoristas encontram retenção. Uma dica para o motorista é utilizar o Largo do Estácio e a Rua Frei Caneca, que apresentam boas condições de tráfego.

A Avenida Francisco Bicalho também ficou lenta em toda a extensão e os reflexos chegaram à Avenida Brasil, na altura da Penha, na Zona Norte, e na Ponte Rio-Niterói, que apresentou lentidão desde a Grande Reta até as saídas para o Viaduto do Gasômetro e para a Rodoviária Novo Rio.
A categoria reivindica a sanção do projeto de lei 2865/11, de autoria do senador Marcelo Crivella, encaminhado à presidenta Dilma, que considera perigosa a atividade dos trabalhadores em motocicleta e garante à categoria o direito ao adicional de 30% sobre o salário. (O Dia/Redação)

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Traficante Menor P alugou apartamento para amante passar o carnaval na Região dos Lagos

Com oito mandados de prisão por homicídio, tráfico de drogas e associação para o tráfico, Marcelo Santos das Dores, o Menor P, gastava o dinheiro do crime com luxo. As mordomias do então foragido da Justiça incluíam funcionários para executar funções fora do Complexo da Maré, passeios para a família e até hospedagem para a amante na orla da Região dos Lagos. As fotos que comprovam a ostentação estão no relatório final da Polícia Federal sobre a operação Maioridade, que culminou na prisão de Menor P. Na semana passada, 29 pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público por ligação com o traficante.


De acordo com o documento, Lisandro Martins da Silva é acusado de ser um dos braços operacionais da quadrilha e encarregado de acatar os pedidos de Menor P fora da comunidade. No dia 4 de janeiro, em mensagens de celular interceptadas pela PF, o criminoso pede para Lisandro comprar entradas para seus familiares assistirem ao espetáculo “Corteo" do Cirque du Soleil, no Marina da Glória. Foram comprados 20 ingressos, pelo preço de R$ 240. Na manhã seguinte, o comparsa é fotografado levando crianças e parentes do chefe ao número internacional.

No dia 7 de fevereiro, Lisandro leva Dayana Rodrigues, amante de Menor P, para procurar um apartamento em frente a uma praia de Cabo Frio. Às 13h46, Lisandro envia ao traficante uma foto da loura, em um restaurante, com a praia ao fundo. Ele ainda manda imagens da fachada do prédio. Uma semana depois, em outra troca de mensagens, Lisandro avisa a Menor P que está com sua ex-mulher e o filho do casal em uma clínica, fora da Maré, onde o garoto faz fisioterapia.

E a pomba não é exclusiva do chefe da facção. Comparsas de Menor P também se exibem, como mostram outros grampos do relatório. Às 9h49 do dia 16 de março, Fernando Gomes de Freitas, o Fernandinho Guarabu envia uma foto para Menor P tocando banjo, segurando um fuzil, com anéis e pulseiras de ouro.


Show
Lisandro conversa com Menor P sobre o show: “Vao sim mano a sua esposa quer ver o show completo vai pegar a sesao das 8."

Às 18h35m, Lisandro volta a dar satisfações ao chefe: “To aki com eles mano."

Às 16h52m do dia 7 de fevereiro, o funcionário informa o criminoso sobre o aluguel do apartamento: “Ela gostou."


Presa pela PF, Dayana contou, em depoimento na época, que passou o carnaval com as amigas no imóvel. (Extra/Redação)


quarta-feira, 4 de junho de 2014

Museu da República tem atividade especial para Copa do Mundo

O Museu da República se transforma em um templo do futebol com o “Espaço Futebol para Igualdade”, em cartaz de 4 de junho a 20 de julho, com entrada gratuita.

Organizado pelas ONGs streetfootballword e Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH), o evento Espaço Futebol para Igualdade tem a jogadora Marta como madrinha. São mais de 100 fotos, vídeos interativos e uma linha do tempo mostrando os contextos sociais e políticos e as principais jogadoras que escreveram a trajetória de quase um século do futebol feminino no país.

Três mini-quadras estarão disponíveis ao público (a partir de seis anos), além de mesas de totó, de touch com jogo da memória com imagens de jogadoras da seleção brasileira, cabine de transmissão de jogadas inesquecíveis e pontos gratuitos de wifii.
O evento também terá oficinas, filmes e debates abertos ao público, com a presença de ex-jogadores, como o craque Jorginho. (Catraca/Redação)

terça-feira, 3 de junho de 2014

Família de fotógrafo morto em ônibus no Rio crê em negligência do hospital


A família do homem que morreu após passar mal dentro de um ônibus em Laranjeiras, Zona Sul, acredita que houve negligência por parte do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), que teria se recusado a prestar atendimento à vítima. Como mostrou o Bom Dia Rio desta terça-feira (3), imagens feitas por um celular registraram o momento em que o fotógrafo Luiz Cláudio Marigo, 63 anos, era socorrido pelos passageiros. O motorista parou em frente ao hospital, que é referência em doenças do coração, mas, segundo testemunhas, foi informado pelo INC que somente uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) poderia prestar o atendimento.
"É um absurdo completo ninguém ter prestado socorro. O motorista parou em frente ao hospital dizendo que um homem estava passando mal do coração e o hospital do coração não faz nada", lamenta Cecília Banhara, viúva de Luíz Cláudio.
Depois de dez minutos de espera, testemunhas contaram que funcionários do Samu que transportavam outro paciente para o Instituto de Cardiologia – fizeram a primeira reanimação. No vídeo, é possível ver uma tentativa de ressuscitar o idoso. Dentro do ônibus, bombeiros faziam massagens cardíacas, aplicavam injeções, mas já era tarde.
Victor Banhara Marigo, filho da vítima, pede que o caso seja investigado e acredita que não houve a atenção necessária por parte de uma instituição que é reconhecida na cidade como referência no atendimento cardiológico.
"Estava em frente ao hospital de cardiologia, que é referência no atendimento e tinha centenas de médicos. Eu acho que isso precisa ser investigado, mas me parece negligência e falta de respeito", disse.
Nota do INC
O INC informou, por meio de nota, que não houve tempo de prestar socorro ao homem que passou mal. "De acordo com a pessoa que o acompanhava, ele já apresentava dores fortes no peito quando o ônibus em que estavam parou em frente à unidade para pedir socorro. Apesar de não estar credenciado a atender emergências, o INC deixou a postos uma equipe de médicos e um leito para atendimento. Técnicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estavam transportando outro paciente para o hospital, tentaram reanimá-lo, mas ele não resistiu. O homem não pode ser retirado do ônibus, pois o movimento dificultaria a reanimação", diz a nota.

Bombeiros
Quem viu a cena disse também que bombeiros foram chamados, mas que demoraram 20 minutos para chegar ao local. Nenhum médico ou enfermeiro do Instituto de Cardiologia apareceu no ônibus.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a coordenação médica da corporação foi acionada às 11h39. Uma ambulância do Humaitá foi enviada para o local e chegou às 11h59. Os bombeiros informaram  que realizaram os procedimentos para reanimar a vítima, mas o homem, de aproximadamente 70 anos, morreu no local. "A corporação se solidariza com a família e vai apurar as circunstâncias do atendimento internamente."
De acordo com informações da 10ª DP (Botafogo), a perícia foi feita no local, e o motorista e o cobrador do ônibus já foram ouvidos no inquérito. Outras duas testemunhas serão intimadas a depor. Ainda segundo a polícia, caso haja indícios de omissão de socorro, será apurada a responsabilidade. (G1/Redação)

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Cine Odeon fecha as portas na quinta-feira, por tempo indeterminado, para manutenção

A partir de quinta-feira, dia 5 de junho, o Cine Odeon, no Rio, ficará fechado por tempo indeterminado para manutenção. O cinema foi inaugurado em 1926 e é sede para uma série de eventos importantes na programação cultural da cidade, como o Festival do Rio. Mas seus quase 90 anos de idade levaram o grupo Estação, que administra a sala, a anunciar o que eles chamam de “check up”.

— A estrutura do Odeon é antiga, há muitos detalhes que precisam de renovação, então já estamos planejando esse fechamento provisório há algum tempo. O único problema é que, a rigor, não estamos com grana agora para a manutenção, então vamos atrás de algum parceiro para tocar o que for necessário. Mas não se trata de um fechamento definitivo — explica Marcelo França Mendes, um dos sócios do Grupo Estação.

A escolha do mês da Copa do Mundo para fechar as portas do cinema não foi por acaso. O Odeon fica na Cinelândia, o principal palco da cidade para os protestos de rua que tomaram o país há um ano, durante a Copa das Confederações. Na ocasião, por diversas vezes o cinema teve que encerrar suas atividades para evitar riscos ao patrimônio e aos espectadores.

Semanas depois, entre setembro e outubro, durante o Festival do Rio, algumas sessões de gala que aconteceriam no Odeon também tiveram que ser canceladas por conta das manifestações. O cinema é o último da Praça Floriano, no Centro do Rio, local conhecido não por acaso como Cinelândia: em seu entorno já funcionaram espaços como o Cineac Trianon, o Parisiense, o Império, o Pathé, o Rex, o Vitória, o Palácio, entre outros.

— A gente já vem ligando para os organizadores de alguns eventos que costumam programar sessões no Odeon, como o Anima Mundi (festival de animação cuja próxima edição será realizada entre 27 de julho e 3 de agosto), avisando que o cinema pode estar fechado. Na verdade, agora não temos nem como dar garantia que o Festival do Rio poderá ser realizado lá. Tudo vai depender de conseguirmos recursos para a manutenção — diz França Mendes. (Globo/Redação)

Expresso Brasileiro - Copa no Chalé!


E aí galera! O Expresso Brasileiro estará presente na Mangueira e na Marina da Glória durante os jogos da Copa do mundo! Mais informações em breve! Fiquem ligados! Deus na frente! vamos com tudo! Vem junto com o Expresso Brasileiro!

CCBB abre exposição com 150 obras de Salvador Dalí

A exposição Salvador Dalí, que entrou em cartaz na sexta-feira (30) no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, apresenta 150 obras do artista catalão que morreu há 25 anos. Esta é a maior retrospectiva de Dalí já feita no Brasil e apresenta sua criação desde os anos 1920 até os últimos trabalhos.
São 29 pinturas, 80 desenhos e gravuras, fotografias e documentos, cuja ênfase recai sobre o período surrealista, mas outras fases criativas do catalão também estão contempladas. A ideia é que o visitante reconheça a evolução artística de Dalí e perceba as diferentes influências, os recursos técnicos, referências ideológicas e simbolismos usados em cada fase.
O universo onírico e provocante de Salvador Dalí ocupa 1000 m² do primeiro andar do CCBB-RJ, que celebra 25 anos. Estão expostas telas do período de sua formação como pintor, como Retrato del padre y casa Es Llander(1920) e Autorretrato cubista (1923); e obras da fase surrealista, que o consagrou, como Monumento imperial a mujer-niña (1929), El sentimiento de velocidad(1931), Figura y drapeado en un paysage (1935) e Paysage pagano medio (1937).
“Queremos mostrar o Dalí surrealista, mas também aquele que se antecipa ao seu tempo, que é audacioso, que defende a liberdade de imaginação do artista em sua própria criação”, afirma Montse Aguer, curadora da exposição e diretora do Centro de Estudos Dalilianos da Fundação Gala-Salvador Dalí.
Além das telas, a mostra organizada pelo Instituto Tomie Ohtake traz documentos e livros da biblioteca particular de Dalí, que traçam um diálogo com as pinturas e proporcionam uma viagem biográfica e artística pela carreira do pintor. Há desenhos feitos por Dalí para ilustrar os livros Cantos de MaldororDom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, e Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol.
As obras vêm das principais instituições colecionadoras do artista: Fundação Gala-Salvador Dalí, em Figueres, Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madri, e o Museu Salvador Dalí, na Flórida. Já os livros e documentos foram cedidos pelo Centro de Estudos Dalilianos.
Salvador Dalí fica em cartaz no CCBB-RJ até 22 de setembro e depois segue para o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. (CBB/Redação)